A profissão de atriz não lhe deixa muito tempo livre para a família. Por isso, Margarida Cardeal tenta aproveitar todos os momentos que tem com o filho, André, de dez anos, e não dispensou a sua companhia na viagem que a Secretaria Regional do Turismo da Madeira organizou e que juntou no Funchal um grupo de figuras públicas para conhecerem as tradições natalícias da ilha.

 

“Muitas vezes, chego a casa às oito da noite, mas tento que o pouco tempo que temos juntos seja de qualidade. Depois, sempre que posso, trago-o comigo. Nas férias escolares, levo-o sempre para as gravações, assim como para os ensaios no teatro”, revelou a atriz. “Ele é uma grande e a melhor companhia, sem dúvida. Mudou tudo”, acrescentou, não conseguindo esconder a emoção. “Fui mãe-galinha nos seus primeiros dois anos. É uma altura em que eles são tão minúsculos que eu tinha imensa dificuldade em sair de ao pé dele. Mas, a partir dos três anos, comecei a descontrair. Agora, tento cultivar a sua independência para ele descobrir o que tem para dizer e o que quer ser, mais do que aquilo que eu gostaria que ele fosse. Por isso é que ele já tem um estilo muito próprio. Acho que está a conseguir encontrar a sua própria identidade e a descobrir quem é, para além dos pais que tem.” André é fruto da relação que a atriz manteve com o escritor José Luís Peixoto, mas lida bem com o facto de tanto a mãe como o pai serem figuras públicas. “Ele está completamente à vontade com isso porque, para ele, é assim desde sempre. Ele tem uma coisa da qual tenho muito orgulho, que é o facto de não se sentir mais do que os outros por ter pais famosos. O que significa que tem uma boa formação.”

 

Quanto a Bem-Vindos a Beirais, da RTP, que está a gravar há 20 meses, Margarida Cardeal destaca o sucesso que a série alcançou. “Gosto muito da minha personagem. Às vezes, penso que ainda bem que construí a Nazaré desta maneira porque todos os dias me divirto a fazer aquilo. Farto-me de rir”, conclui. 

 

Texto: Ricardina Batista; Fotos: Ricardo Sousa Costa

Siga a Revista VIP no Instagram