Sónia Tavares
Fala da doença que a atormenta desde criança

Nacional

Sónia Tavares relata o sofrimento que tem passado com a Fibromialgia. «Eu sinto - e sinto desde miúda, sempre senti - dores no corpo sem explicação.»

Qua, 26/02/2020 - 13:01

Sónia Tavares volta a falar sobre a doença que a atormenta desde criança, a fibromialgia. A cantora, de 42 anos de idade, partilhou, desta vez, o sofrimento que esta doença lhe causa com Rita Ferro Rodrigues.

Em entrevista à apresentadora, a vocalista da banda The Gift relata que sofre muito com dores.

«Eu sinto - e sinto desde miúda, sempre senti - dores no corpo sem explicação. Parece que me estão a congelar os ossos por dentro e se alguém chegar aqui com um martelinho e faz... É isso que sinto», explica.

Foram precisas muitas consultas e queixas, para que alguém lhe conseguisse diagnosticar o problema de saúde. «Houve um médico que juntou as coisas e disse: 'Tu tens fibromialgia'», conta.

As dores não desaparecem em cima do palco. A artista afirma que já atuou cheia delas. «Fazer arte em absoluto sofrimento», diz. No entanto, quando está a atuar quase que as consegue esquecer. «Sais do camarim, sobes as escadas para ir para o palco e estão as coisas todas lá atrás. É ali que tu mudas. Tudo passou, não há fibromialgia, não há mamã, não há papá, não há nada disso», diz.

O que é a fibromialgia?

A fibromialgia é uma doença crónica marcada por queixas dolorosas neuromusculares difusas e pela presença de pontos dolorosos em regiões específicas. 

De acordo com o site da CUF, «os sintomas variam em intensidade e podem mesmo desaparecer ou diminuir temporariamente para reaparecer mais tarde». «Essas variações podem estar relacionadas com mudanças de tempo, alterações hormonais, stress, depressão, ansiedade ou com um esforço maior que o habitual.»

Texto: Inês Neves e Mariana de Almeida; Fotos: Impala

Siga a Revista VIP no Instagram