Durma
Faça uma vida regrada

Saúde e Beleza

Seg, 06/04/2015 - 23:00

Durma bem e em quantidade suficiente. Dormir pouco desequilibra o metabolismo e promove a acumulação de gordura na zona central do corpo, isto é, cintura e barriga.
Nem todas as pessoas precisam de dormir as mesmas horas, mas, em geral, aconselha-se a ter entre sete e nove horas de um sono tranquilo e profundo. É durante o sono que todo o nosso organismo se regenera, repousando corpo e mente. Por isso, devemos dormir em locais com pouca luz, com uma temperatura amena, nem frio nem calor, e com pouco barulho.
 
Faça exercício aeróbico. É fácil e não custa dinheiro. Basta fazer todos os dias uma caminhada de meia hora em passo rápido, de forma a aumentar o ritmo cardíaco e a respiração, mas não tão depressa que o impeça de manter uma conversa com um colega de caminhada. É o exercício aeróbico que nos faz “queimar” calorias, aumentando a temperatura interna corporal e fazendo com que o nosso organismo aceda às reservas energéticas para alimentar o gasto provocado pelo exercício.
 
Ao mesmo tempo que aumenta o seu metabolismo através da atividade aeróbica, deve também promover o aumento de massa muscular. O músculo é um dos responsáveis pela queima adequada de gordura. Portanto, associe à sua caminhada exercícios de força em casa: é suficiente fazer flexões, agachamentos, exercícios abdominais e alongamentos todos os dias. Para ter mais eficácia nestes exercícios de força, junte algum peso nas mãos e nos tornozelos, obrigando os músculos a um esforço maior em cada exercício. Isso leva a que precise de fazer menos repetições para estimular a musculatura.
 
Reduza o seu stress, ou pelo menos aprenda a conviver com ele. Uma alimentação simples e equilibrada, com gorduras ómega 3 (presentes nas nozes, linhaça e peixes de água fria, por exemplo), ajuda a combater o stress e a fortalecer, de um modo geral o organismo. Meditação, ioga, natação e até dança também são bons para descontrair. Aliás, todo o exercício físico tem uma ação positiva sobre o stress.
 
Alimente-se de forma natural, preferindo todos os alimentos frescos e de origem vegetal. Procure fazer a chamada alimentação da Idade da Pedra, comendo frutas e bagas, vegetais de folha verde e frutos secos. Isto faz com que se mantenha saudável, bem nutrido e com um peso adequado. O ideal é não engordar, porque depois de engordarmos criamos depósitos localizados de gordura que são muito difíceis de eliminar, mesmo com exercício físico.
 
As células de gordura são, infelizmente muito resistentes, principalmente as localizadas na parte central do corpo, no perímetro abdominal. Além do perigo que representam para a saúde, devido ao aumento do risco de sofrer doenças cardiovasculares e diabetes, podem ser desmoralizantes por causa do tempo e esforço que é preciso para as diminuir. 
 
Para resultados rápidos na eliminação da gordura, incluindo a gordura abdominal, garantindo que as células adiposas são mesmo destruídas e não apenas diminuídas no seu volume, o ideal é optar pela tecnologia de lipoaspiração não-invasiva Liposhaper, baseada em ultrassons convergentes exclusivos que provocam uma permeabilidade na membrana do adipócito, eliminando o seu conteúdo de gordura sem dor, sem anestesia e sem tempo de recuperação.
 
Humberto Barbosa – Especialista em Nutrição e Longevidade

Siga a Revista VIP no Instagram