D. Duarte
Explica a decisão do Rei de Espanha

Nacional

Duque de Bragança atribui renuncia ao trono a problemas de saúde

Ter, 03/06/2014 - 00:00

D. Duarte Pio de Bragança considerou ontem que a decisão de Juan Carlos em abdicar do trono se deveu a problemas de saúde.

“Basta ver as fotografias dele, os problemas de saúde, a dificuldade em deslocar-se”, afirmou o pretendente ao trono português, em declarações à Lusa.

O Duque de Bragança deu ainda os exemplos do rei da Bélgica, a rainha da Holanda e o próprio Papa, que também abdicaram quando as condições de saúde já não lhes permitiam cumprir as suas missões.

Relativamente à monarquia, D. Duarte acredita que esta permite que a transição da chefia de Estado seja feita de uma maneira tranquila e sem lutas políticas.

“Juan Carlos evitou os conflitos que, por exemplo, tivemos em Portugal na transição para a democracia – que foi extremamente violenta, com grande destruição da economia, com milhares de mortos nos países que são hoje da CPLP, verdadeiros genocídios com a independência", referiu.

Finalmente, em relação ao herdeiro, Duarte Pio de Bragança considera que o príncipe Felipe tem melhores condições para exercer a liderança, já que “teve uma preparação técnica e profissional para a sua missão [que foi] notável e tem um relacionamento pessoal com as elites políticas, culturais e militares espanholas que certamente o ajudarão na sua missão”.

Foto: Impala

Siga a Revista VIP no Instagram