Vanessa Afonso
“Estou preparada para ser feliz outra vez”

Nacional

De um dia para o outro, a vida de Vanessa Afonso transformou-se numa tempestade.

Qui, 22/05/2014 - 00:00

Só depois da tempestade se podem contar os estragos e apanhar os cacos. É isso mesmo que Vanessa Afonso tem feito.

Agora, que vê a sua menina livre do maior perigo, é tempo de se recompor de uma luta que foi difícil e desigual. No espaço de 11 meses, viu uma vida estável virar-se ao contrário e transformar-se num turbilhão de problemas. Depois de descobrir que a filha, Nonô, com quatro anos naquela altura, sofria de um cancro renal, teve de abandonar a profissão e o seu casamento chegou ao fim.

A mudança aconteceu a todos os níveis e nem sempre foi fácil aceitar. “Foi um caminho muito longo e de muita aprendizagem. Foi levar tareia de todos os lados e ter de me manter à tona, não me poder dar ao luxo de ir com a corrente, e isso custou muito”, conta a própria Vanessa à VIP.

A fé, a atitude positiva e a união familiar foram o principal suporte desta mulher, mas o obstáculo revelou-se gigante. Vanessa abdicou de toda uma vida em prol da salvação de Leonor e conseguiu atingir o objetivo. Neste momento, as emoções estão todas à flor da pele, o alívio confunde-se com o cansaço extremo e as lágrimas tendem a correr com mais facilidade.

Recordar a última jornada não é fácil. “Senti muito medo de perder a Nonô”, desabafa Vanessa, a chorar, e acrescenta: “Agora, que começo a descomprimir, penso: ‘Bem, isto custou à brava!’ Estou a precisar de descansar! Sinto-me mesmo cansada e a precisar de férias.”

No meio deste drama, a mãe de Nonô traçou novos objetivos e criou projetos. O principal é a Associação Princesa Leonor – Aceita e Sorri, à qual vai dedicar-se totalmente a partir de agora.

O segundo é o livro que a editora Chá das Cinco vai lançar no dia 23 de maio e que conta, de uma ponta à outra, o percurso de Vanessa. “Estou muito nervosa porque o livro é o escancarar da minha vida, está tudo ali contado. As minhas emoções, as minhas sensações, aquilo em que eu acredito e que eu defendo. Tudo o que ali está sou eu”, revela

Leia a notícia completa na edição 879 da Revista VIP

Texto: Laura Ribeiro Santos; Fotos: Luís Baltazar; Produção: Zita Lopes;
Cabelos e maquilhagem: Vanda Pimentel com produtos Maybelline e L'Oréal Professionnel

Siga a Revista VIP no Instagram