Estocolmo
Cidade de contos de fadas

Viagens

Um destino romântico por excelência

Qui, 08/10/2015 - 16:16

Terra de princesas e contos de fadas, Estocolmo é um destino romântico por excelência. Nesta cidade, situada na Suécia, o verde característico das árvores e da natureza funde-se perfeitamente com o mágico azul das águas. Estes ingredientes são suficientes para fazer de Estocolmo a cidade ideal para viver uma tórrida paixão. Mas Estocolmo é muito mais do que isto.

O primeiro impacto desta cidade é de diferença e frescura em relação a grande parte das cidades europeias. Aliás, Estocolmo foi a primeira cidade europeia eleita capital verde, algo que espelha o civismo dos suecos que optam pelos transportes públicos e bicicletas para se movimentarem em detrimento dos carros que se amontoam nas filas de trânsito.

Esta é uma das imagens que nos entra pelo quarto, pela manhã, quando abrimos a janela, numa paisagem povoada por elegantes escandinavos que percorrem as ruas da cidade nas suas rotinas diárias. No centro da cidade respira-se vida. Os jovens enchem as esplanadas e os jardins floridos e coloridos. Os livros são objetos comuns nos momentos de lazer dos cidadãos, havendo alguns que preferem os acordes das suas guitarras enquanto entoam as suas melodias prediletas. Isto, sempre com cerveja a acompanhar. Para quem não gosta desta bebida, também abunda o chá, café e a doçaria tradicional faz as delícias de todos, até dos paladares mais requintados. Os excelentes hábitos de leitura dos locais revelam que a cidade tem orgulho na sua vida cultural, ou não se tratasse da cidade do prestigiado Prémio Nobel.

Em terra de princesas, é praticamente obrigatório visitar o Palácio Real. A família real tem sempre abertos os portões da sua casa, fazendo questão de revelar a todos o estilo de vida do rei Carlos Gustavo, da rainha consorte Sílvia bem como da restante família real. Como seria de esperar, no palácio destaca-se o luxo, desde a talha esculpida ao pormenor, ao ouro que se evidencia nas diferentes alas do espaço, passando pelos imponentes tetos. Quase sem dar por isso, somos obrigados a viajar pela história da realeza.

Sem o luxo do palácio, mas como o mesmo encanto. Assim é a ilha de Gamla Stan, onde abundam as reminiscências históricas que dão um toque mágico e único à cidade velha. Deixe-se levar pelos encantos das ruas ideais para namorar, onde tem ao seu dispor esplanadas, bares e restaurantes. Rume a Estocolmo, misture-se com este povo bonito e viva uma viagem que nunca esquecerá.

Texto: Bruno Seruca; Fotos: Thinkstock

Siga a Revista VIP no Instagram