Miguel Rocha Vieira
“Espero estar em Portugal para o ano”

Famosos

O Chef estrela Michelin fala sobre a experiência no MasterChef Portugal

Qui, 05/06/2014 - 00:00

Foi com o programa MasterChef Portugal, da TVI, que o chef Miguel Rocha Vieira se tornou conhecido do grande público, mas o seu percurso profissional conta já com uma estrela Michelin. Ele é o chef executivo do restaurante Costes, em Budapeste, que pelo quinto ano consecutivo detém uma estrela, mas para o ano gostava de regressar de vez a Portugal.

VIP – Como é que um chef que trabalha na Hungria – ainda que seja português – vem parar ao Masterchef Portugal?
Miguel Rocha Vieira –
Eu faço-me essa pergunta também. Estava em Budapeste e recebi um telefonema da Shine, que é a produtora do programa, a perguntar-me se estava interessado em fazer o casting. Há propostas na vida que, se não aceitas, vais ficar a pensar: “E se tivesse aceitado?” Vim por descarga de consciência, nunca pensei que fosse escolhido.

Considera-se tímido, mas isso não foi um impeditivo para se aventurar na televisão. Conseguiu vencer a timidez em frente às câmaras?
Só senti essa timidez no Terreiro do Paço, porque realmente foi como se me atirassem aos “tubarões”. Mas, no dia-a-dia, esqueci-me que estavam ali as câmaras, porque estávamos a fazer o que fazemos todos os dias. Diverti-me imenso.

A Rita Elói Neto foi uma justa vencedora?
Foi, merece. Foi uma pessoa que evoluiu bastante. Se olharmos para trás, teve sempre dos melhores pratos que provámos.

Projetos para o futuro?
Como disse, passar dois meses seguidos em Portugal mexeu muito comigo e, muito provavelmente, é a primeira pessoa a quem digo isto: espero estar em Portugal para o ano.

Mas de vez? Pretende abrir um restaurante?
É provável. São ideias que tenho na cabeça, estou a ver possibilidades e à procura de espaços, mas, muito provavelmente, para o ano voltarei para Portugal, passados tantos anos.

Leia a entrevista completa na edição nº881 da revista VIP.

Texto: Helena Magna Costa; Fotos: Luís Baltazar; Produção: Manuel Medeiro;
Cabelo e maquilhagem: Vanda Pimentel com produtos Maybelline e L'Oréal Professionnel

Siga a Revista VIP no Instagram