Ellen Page
Atriz anuncia que é transgénero. Agora chama-se Elliot

Internacional

A atriz Ellen Page, de Juno e The Umbrella Academy, anuncia que é transgénero. Agora chama-se Elliot Page. O anúncio foi feito nas redes sociais

Qua, 02/12/2020 - 13:00

A atriz Ellen Page, protagonista do filme Juno e da série da Netflix The Umbrella Academy, anunciou que é transgénero e que o seu nome agora é Elliot Page. 

“Olá amigos, quero partilhar convosco que eu sou transgénero, o meu pronome é ele/eles e o meu nome é Elliot”. Foi assim que o, agora, ator anunciou publicamente que se sentia “realizado por ter chegado a este momento” na sua vida. O momento em que anuncia que é transgénero e “queer” (género não binário).

O anúncio foi feito através de um comunicado que partilhou nas redes sociais, onde disse que a felicidade que sente neste momento não diminui, contudo, o “medo” que sente pela mudança que atravessa e, por isso, pede “paciência”. 

"Finalmente posso amar quem sou", escreve Elliot Page

"Olá, amigos, quero partilhar convosco que sou trans, os meus pronomes agora são ele/eles e o meu nome é Elliot. Sinto-me sortudo por estar a escrever isto. Por poder estar aqui. Por chegar a este lugar na minha vida”, começa por escrever.

“Sinto uma imensurável gratidão pelas pessoas incríveis que me têm acompanhado ao longo desta jornada. Não consigo expressar o quão fantástico é sentir que posso finalmente amar quem sou o suficiente para perseguir o meu verdadeiro eu”, afirma Page, criticando ainda os políticos que trabalham para “criminalizar o apoio médico aos trans e negam o [seu] direito de existir”, assim como a "figuras influentes que utilizam uma “plataforma massiva para continuar a espalhar hostilidade contra a comunidade transgénero”. “Vocês têm sangue nas vossas mãos”, aponta. 

Elliot recorda ainda a violência de que são vítimas as pessoas transgénero e alerta para a alta taxa de tentativas de suicídio verificadas entre a comunidade, devido à marginalização a que são sujeitos. 

“Eu adoro ser trans. Adoro ter um género não-binário. E quanto mais abraço quem verdadeiramente sou, mais o meu coração cresce e sonha”, diz ainda, mostrando-se ao lado de todos aqueles que sofrem. “Estou a ver-vos, adoro-vos e vou fazer tudo para mudar o mundo para melhor”, termina.

Ellen Page, de 33 anos, foi nomeada para um Óscar em 2007 pelo seu papel em Juno, participou em filmes como Inception e X-Man, e atualmente participa série da Netflix The Umbella Academy. Em 2014, assumiu a homossexualidade, tendo-se tornado rapidamente numa referência para a comunidade LGBTQIA+. Quatro anos mais tarde, em 2018, casou-se com a bailarina Emma Portner, de 26 anos.

Texto: Inês Neves; Fotos: reprodução Instagram Elliot Page

Siga a Revista VIP no Instagram