Hélder Silva
Divide-se entre a profissão e a família

Famosos

"Conseguimos arranjar tempo só para nós"

Qui, 17/04/2014 - 00:00

Regressou há pouco tempo da Venezuela, onde fez a cobertura jornalística da situação que o país atravessa. Como enviado especial da RTP, já esteve em muitos outros cenários difíceis, como a Jordânia, o Kuwait ou o Iraque.

Apaixonado pela profissão, é na família que, aos 39 anos, Hélder Silva encontra refúgio, percorrendo diariamente os 60 quilómetros que separam Vizela, onde mora, e os estúdios da RTP, no Porto. Há 11 anos que se apaixonou pela economista Maria Lima, de 28 anos, com quem vive e de quem tem duas filhas: Maria Clara, com quase três anos, e Sofia, com sete meses. Em exclusivo para a VIP, o jornalista apresentou, pela primeira vez, a família e falou abertamente tanto da vida privada como do sucesso profissional.

VIP – Começou como repórter e hoje conta já com 16 anos de jornalismo. Como explica o sucesso da sua carreira?
Hélder Silva –
Não sei se é uma carreira de sucesso. Mas sei que tenho dado o melhor de mim. Tento ser perfeccionista naquilo que faço. Nunca estou satisfeito. E isso reflete-se no meu trabalho. Sou muito exigente comigo e com os outros.

Mas é fácil construir uma carreira como a sua, no Porto?
HS –
O que vou dizer não retira mérito aos meus colegas que construíram a sua carreira em Lisboa. Se são bons, são bons e ponto final. Mas a verdade é que um jornalista no Porto tem de fazer três vezes mais e melhor do que o seu par em Lisboa, para ver o seu trabalho reconhecido. E isto não é só na RTP. É na RTP, na SIC, na TVI e nos órgãos de comunicação social em geral.

Leia toda a entrevista na VIP nº874

Siga a Revista VIP no Instagram