Dinheiro real
Os milhões da família real britânica

Realeza

A rainha Isabel II é a mais rica da família. O marido e o filho também têm uma grande fortuna. Os manos William e Harry são milionários. E Kate tem uma conta bancária muito maior que Meghan

Ter, 19/11/2019 - 7:00

Há muito que correm rumores acerca da fortuna da família real inglesa. Agora, tudo foi posto a descoberto. É que Norman Baker, ex-ministro e atual membro do Conselho Privado, acaba de lançar um livro, O Que a Família Real Não Quer Que Você Saiba, com revelações surpreendentes sobre os Windsor, entre as quais fala da fortuna da família, explicando quanto é que cada um tem, quanto pagam de impostos, heranças recebidas, etc… 

A casa real não está a ver com bons olhos o livro, que põe a descoberto alguns dos segredos mais bem guardados da família.

Os dados que mais estão a chocar os britânicos dizem respeito à rainha, uma vez que, de acordo com a obra, a monarca tem um património avaliado em 1800 milhões de euros e esse valor provem maioritariamente dos contribuintes! Além disso, a rainha detém ainda um património de investimentos no valor de 579 milhões de euros, entre outros. 

 

Rainha Isabel II – 1800 milhões de euros
A monarca detém um património avaliado em 1800 milhões de euros, 
provenientes dos contribuintes. Além disso, ainda tem investimentos avaliados 
em 579 milhões de euros, outros bens como ovos Fabergé, joias, pinturas, 
cavalos de corridas e uma coleção de selos e ainda os lucros gerados pelo ducado de Lancaster, com dez castelos e propriedades por todo o país. 

Duque de Edimburgo – 50 milhões de euros
A fortuna do marido da rainha, o duque de Edimburgo, é uma das que está mais envolta em mistério. Isto porque, de acordo com o livro, com o casamento, em 1947, o duque passou a receber 12,75 euros por semana. Com o passar dos anos, hoje recebe 415 981 euros por ano.  

Príncipe Carlos – 115 milhões de euros
A maior parte do património do príncipe Carlos, que é mais rico que o pai, provém do ducado da Cornualha, que gera mais de 23 milhões de euros por ano. Praticamente tudo o que se encontra dentro do ducado, sejam parques de estacionamento ou mesmo escolas de surf, geram património 
para o futuro rei de Inglaterra. 

William e Kate 
Os rendimentos de William vêm de três fontes: 16 milhões de euros que a rainha-mãe colocou à sua disposição através de um fundo fiduciário; da mãe herdou 15 milhões de euros e do pai recebe anualmente 4,6 milhões. Já Kate detém um património avaliado em nove milhões de euros oriundos de presentes muito caros que dão ao casal, entre os quais uma villa particular na ilha de Mustique ou uma casa situada numa estação de esqui e ainda uma valiosa frota de carros pertencente aos duques de Cambridge. 

Harry e Meghan
Harry recebeu 16 milhões de euros da rainha-mãe, sua bisavó. Da herança de Diana de Gales ganhou 15 milhões de euros e do pai recebe, por ano, 4,6 milhões de euros. Já os 3,4 milhões de euros de Meghan provêm do seu trabalho como atriz e do que já recebeu pelo casamento, como uma coleção de joias avaliadas em 695 233 euros. 

Texto: Carla Vidal Dias; Fotos: Reuters
 

Siga a Revista VIP no Instagram