Dicas de beleza
Tudo o que deve saber sobre a tonificação da pele

Saúde e Beleza

Fuja da preguiça: É muito importante tonificar a pele para evitar os sinais de envelhecimento

Ter, 02/10/2018 - 16:07

Olá minhas queridas!


Já começo a ficar conhecida por aqui, não é? Obrigada por quem tem ido dizer-me “Olá!” no meu Instagram, @luxobasiquinho, através dos textos que tenho feito para o site da revista VIP. Fico extremamente feliz! 

Mas agora vamos ao que interessa. Já falamos de proteção e limpeza. Por isso, hoje vim contar sobre um passo muito importante e que muitas vezes pulamos, ou porque não sabemos que é importante, ou porque ficamos com preguiça: A tonificação da pele!

Mas porque tonificar se já lavei o rosto? 

Porque as impurezas se acumulam na superfície da pele mesmo depois de lavar e pior que isso, nos nossos poros!

Só a água e o sabonete de limpeza não conseguem limpar profundamente. Eu tenho um protocolo que foi totalmente aprovado pela minha dermatologista.

O tónico também tem a função de regular o pH da pele, deixando-a mais equilibrada. Uma pele desequilibrada está propensa a acne, hipersensibilidade,  envelhecimento precoce entre outros problemas.

Porque os produtos ficam mais potentes com o uso do tónico? 

Porque a pele vai estar completamente limpa, os poros desobstruídos e com isso a capacidade de absorver os princípios ativos dos dermocosméticos é potencializada. Além disso, existem tónicos com diversas funções, de limpeza, anti-idade, anti acne, micro peelings, para melhorar poros dilatados.

Mas como escolher o tónico certo? 

Tudo vai depender da necessidade da sua pele. Por isso, é importante ir a um dermatologista, ele saberá prescrever o produto correto. Observar o que pele precisa é crucial. Eu por exemplo tenho três tipos de tónicos: um para limpeza, controle da oleosidade e poros dilatados, um que faz um micro peeling e outro com ação anti-idade. 

Mas pode usar os três juntos? Pode usar o de limpeza com anti-idade, mas o micro peeling é bom usar separado quando estiver fazendo um tratamento para uniformizar o tom da pele, ou quando quiser fazer uma renovação celular. 

Essa semana fiz um vídeo ao vivo no instagram @luxobasiquinho a falar sobre isso. Iniciei um protocolo com um produto que pedia a presença de um tónico assim. Tem dado certo e a pele está linda. Mas não deve ser usado direto, principalmente em peles mais sensíveis.

Agora deixa explicar como uso geralmente os outros dois tónicos. Depois de um dia inteiro exposta a sol, poluição, stress e etc eu lavo o meu rosto e quando saio do banho limpo os resquícios de sujidade com meu tónico de limpeza. Em seguida uso meu tónico anti-idade que aplico com as mãos massageando o rosto, pescoço e colo. Feito isso a pele está pronta para receber tudo que vier depois. Pela manhã não uso o tónico de limpeza, lavo o rosto e quando saio do banho, vou iniciar o ritual começando pelo tónico anti-idade.

Não fiquem confusas, esse é o meu jeito, isso será adaptado conforme a sua necessidade. Você pode usar só o tónico anti-idade ou só o de limpeza no algodão. De todas as maneiras estarão limpando e tonificando o rosto.

Eu uso o anti-idade com massagem porque gosto de aproveitar ao máximo os ativos. Mas nem todas as mulheres têm paciência para isso, e só quero que vocês tonifiquem, assim já está muito bem! 

Os tónicos que tratam

Então entramos num mundo que tenho adorado, o dos tónicos que tratam. Os de textura aquosa que podem ser aplicados com as mãos para serem massajados. Desde que inventaram esse tipo específico de loção tónica, nunca mais deixei de usar. Sinto que minha pele é outra quando introduzi o tónico anti-idade na rotina. Além disso, a massagem que fazemos ajuda muito no estímulo de colágeno, melhora a circulação, melhora a retenção de líquidos, é uma maravilha. Geralmente esses tónicos mais específicos são hidratantes, mas não pesam na pele e o melhor de tudo: potencializam tudo que virá depois! 

Quando vocês promovem uma limpeza mais completa, removendo a oleosidade excessiva e sujidade, os tónicos revitalizam a pele, e quando isso acontece você vai notar em poucos dias uma pele mais luminosa, uniforme, uma pele com um ar incrível. 

Tenho recebido muitos elogios a respeito da textura atual da minha pele. Confesso que só está assim porque venho seguindo o passo-a-passo à risca. As auto-massagens também ajudam muito.

Gosto de fazer estas partilha pois sei que muitas não fazem ou por terem preguiça, ou por não conhecerem a respeito, mas o nosso relógio biológico não para!

Se podemos retardar os sinais e envelhecer com qualidade, porque não o fazer? Pensem nisso!

Beijinhos e até uma próxima

Renata Valença 

 

 LEIA TAMBÉM: Conheça a influencer que vai partilhar dicas de beleza com o nosso site 

Siga a Revista VIP no Instagram