Dia Nacional da Água
Famosos dão dicas para poupar água

Nacional

A 1 de outubro assinala-se o Dia Nacional da Água e nós quisémos perceber os cuidados que os famosos, no que toca à poupança de água.

Ter, 01/10/2019 - 17:59

A água é um dos elementos essenciais à vida e que todos os dias está presente nas nossas rotinas, seja a lavar os dentes, na preparação das refeições ou nos banhos diários. Para evitar gastos supérfluos, é fundamental perceber de que forma podemos poupá-la. 

O nosso site falou com algumas caras conhecidas do público, que dão algumas dicas sobre a melhor forma de poupar este recurso natural.

Para António Raminhos, a dica mais óbvia prende-se com o «não deixar a torneira aberta ao lavar os dentes». O humorista também considera importante, no que toca ao exterior de uma habitação, os cuidados com a recuperação da água das chuvas. «Para jardins ou para hortas, é sempre porreiro», afirma. 

Ana Brito e Cunha também aconselha «fechar a torneira quando se lavam os dentes» e Júlia Pinheiro vai ainda mais longe. «No duche, é mais económico deixar menos a água a correr quando nos estamos a ensaboar», diz, acrescentando ainda que é preciso controlar também «as descargas dos autoclismos».

Além dos cuidados já referidos com a higiene pessoal, Andreia Dinis dá ainda outras dicas de hábitos que tem em casa: «Não faço várias máquinas de loiça. Tenho o cuidado de fazer apenas quando a máquina está cheia». E, no que toca à alimentação, a atriz aconselha a ainda a «não deixar a água a correr enquanto se lavam os alimentos». 

À semelhança de outros famosos, Mónica Sofia também chamou à atenção para a necessidade de «desligar sempre a água enquanto estamos a lavar os dentes e a loiça». A ex-modelo referiu ainda uma dica bastante útil: «Ter um balde dentro do lava-loiças e, naquela primeira descarga de água, enquanto estamos à espera que ela aqueça, enchemos o balde para regar as plantas». 

Mónica Sofia deixou ainda uma dica importante, no que toca às descargas do autoclismo.«Podemos pôr uma garrafa de litro e meio de água lá dentro e acabamos por, em cada descarga, poupar esta quantidade de água».

Para Bibá Pitta, a boa gestão de uma família numerosa – como é o seu caso - passa pelo cuidado de não haver desperdícios de nenhuma natureza. A água é, por isso, um dos elementos chave nesta poupança e todos fecham a torneira enquanto lavam os dentes ou estão a tomar banho. 

A socialite menciona ainda o não desperdício de água fora de casa. «Quando chove, por exemplo, e algum recipiente acumula água, esta é usada para regar as flores». 

Outros cuidados que pode ter na poupança da água

- Evite os banhos de imersão e opte pelos duches rápidos;
- Quando lava a loiça, evite deixar a torneira a correr e lave todas as peças de uma vez, enxaguando no fim apenas;
- Utilize a vassoura para limpar o jardim, ao invés de usar a mangueira;
- Só faça máquinas de roupa e de loiça quando estas estiverem cheias;
- Não usar a sanita como caixote do lixo, evitando que o autoclismo esteja em constante descarga.


Texto: Marisa Simões

Siga a Revista VIP no Instagram