Dia Mundial do Cancro
Saiba como prevenir o aparecimento do cancro

Saúde e Beleza

Em Portugal, as taxas de sobrevivência variam com os tipos de cancro, com números menos animadores como 60% para sobrevivência ao cancro do cólon mas com por exemplo 90% de taxa de sobrevivência para o cancro da mama e a leucemia.

Dom, 04/02/2018 - 17:50

Poucas são as doenças que a humanidade teme tanto quanto o diagnóstico de cancro. A doença está imediatamente associada a um longo tratamento por quimioterapia e radiação, dor persistente e queda de cabelo. Todas as pessoas mais cedo ou mais tarde serão confrontadas com o diagnóstico – se não for na própria família, será certamente no círculo de amigos ou conhecidos.

Muitos dos medos comuns seriam infundados se a doença fosse detetada suficientemente cedo. A maioria dos tipos de cancro pode ser bem tratada se forem diagnosticados precocemente. Portanto, é ainda mais importante passar por exames regulares de rastreio de cancro, especialmente em idade mais avançada.

Rastreio e screenings regulares e iniciais são geralmente a chave para a recuperação

Frequentemente, estudos e entidades médicas apontam que o rastreio e screenings regulares e iniciais são geralmente a chave para a recuperação. De acordo com um recente estudo publicado na revista lancet, a taxa de sobrevivência ao cancro está a aumentar a nível mundial.

O mesmo estudo demonstrou que existe uma correlação direta entre o poder financeiro de uma pessoa e a probabilidade de sobrevivência a um cancro. Estados Unidos, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Finlândia, Islândia, Noruega e Suécia são os países com maiores taxas de sobrevivência, com taxas de sobrevivência gerais de até 80%.

Em Portugal, as taxas de sobrevivência variam com os tipos de cancro

Em Portugal, as taxas de sobrevivência variam com os tipos de cancro, com números menos animadores como 60% para sobrevivência ao cancro do cólon mas com por exemplo 90% de taxa de sobrevivência para o cancro da mama e a leucemia.

Já em países de menor poderio financeiro e sem estruturas e programas nacionais de rastreio, como o Brasil, a taxa de sobrevivência ronda os 60% em média.

Exames de rastreio e Prevenção de Cancro recomendados:

O exame regular de corpo inteiro para alterações na pele é recomendado a cada 2 anos a partir dos 35 anos para evitar cancro de pele. Os exames regulares de pele são essenciais para a prevenção do cancro, especialmente para pessoas expostas a muita luz solar, por exemplo por causa do seu trabalho.

Para minimizar o risco de cancro colorretal, que é particularmente comum na velhice, uma amostra anual de fezes deve ser recolhida aos 50 anos de idade. Quando atingir a idade de 55 anos, uma colonoscopia deve ser realizada a cada 10 anos.

Rastreio e Prevenção de Cancro nas mulheres

Para a mulher, os primeiros exames de rastreio devem começar cedo. Aos 20 anos, uma vez por ano, um exame dos órgãos reprodutores, incluindo um teste de esfregaço vaginal, deve ser realizado para excluir cancro cervical.

A partir dos 30 anos, o tecido mamário em particular deve ser mantido em mente e examinado uma vez por ano. Por palpação regular dos seios e axilas, mudanças de tecido podem ser detetadas em determinadas circunstâncias. A examinação deve ser ajustada ao ciclo e realizada uma vez por mês no mesmo dia do ciclo.

Use as pontas dos dedos para palpar os seios num movimento circular, lentamente trabalhando caminho até às axilas. As variações na força de compressão permitem sentir diferentes camadas do peito. É também recomendada uma avaliação visual do peito no espelho de frente e de lado, com os braços levantados e pendurados

Mulheres com mais de 50 anos também devem ser submetidas a mamografia mamária a cada 2 anos, pois o risco de cancro de mama aumenta com a idade.

Rastreio e Prevenção de Cancro nos homens

Nos homens, é principalmente o cancro da próstata que se tenta evitar com exames regulares. A partir dos 45 anos, o exame de toque da próstata deve ser feita uma vez por ano a partir do reto. Recomenda-se também um exame aos órgãos sexuais e aos gânglios circundantes à zona da virilha.

Aqueles que geralmente prestam atenção à sua saúde e cumprem as recomendações da Direção Geral de Saúde relativamente aos exames preventivos recomendados, têm uma boa probabilidade de transformar o diagnóstico de cancro em histórias de sucesso.

Fale com seu médico de família para descobrir todas as opções e lhe indicar como prevenir ou lidar com a doença. Mais informações podem ser encontradas no site da Direção Geral de Saúde .

Cronograma do Rastreio de Cancro por idade e sexo

Leia mais aqui.

Texto: 121doc

Siga a Revista VIP no Instagram