Dia Internacional da Mulher
Saiba o motivo pelo qual celebramos a 8 de março

Nacional

É do conhecimento geral que o Dia da Mulher se comemora a 8 de março. Mas sabe qual a origem e o simbolismo da data? Saiba tudo aqui.

Qua, 08/03/2023 - 15:30

Assinala-se hoje, 8 de março, o Dia Internacional da Mulher e apesar de ser celebrado por muitas pessoas, o simbolismo da data ainda permanece desconhecido.

O Dia Internacional da Mulher nasceu da vontade de assinalar os direitos das mulheres. Bem como de ser um símbolo da luta contra a desigualdade de género. É necessário recuar até à luta feminista do século XIX para encontrar a génese de uma das datas mais importantes do ano. E a existência deste dia muito se deve à escritora Clara Zetkin. Que em 1910 apresentou a proposta à Conferência Internacional de Trabalhadoras Socialistas em Copenhaga, Dinamarca. É certo que muito mudou desde então, mas também é um facto que muitas mulheres ainda lidam com discriminação e violência em diferentes zonas do globo.

Porquê o dia 8 de março para celebrar esta data?

Serve assim o Dia da Mulher para que não seja esquecida ou ignorada a luta pelos direitos humanos universais. Que vão de coisas tão distintas como igualdade de salários até às proteções legais em casos de violência doméstica, passando por muitas outras áreas. O 8 de março é ainda aproveitado por muitos para recordar os importantes contributos que tantas mulheres têm dado à sociedade ao longo dos anos. Sem esquecer o facto de que estamos perante metade da população mundial.

Agora, que já sabemos a origem da data, só falta saber porque o Dia da Mulher é assinalado a 8 de março. É que este dia comemora o aniversário da manifestação histórica pela igualdade dos direitos civis. E que foi feita pelas trabalhadoras têxteis russas na cidade de Petrogado, hoje São Petersburgo, no início do século XX.

Este ano existem muitas iniciativas centradas na equidade em tempos digitais. Com o objetivo de realçar que as tecnologias que estão em constante evolução pode ser importantes na vida das mulheres. Servindo, por exemplo, para alertar as mulheres em relação a potenciais riscos associados a um uso errado das tecnologias.

Texto: Bruno Seruca; Fotos: D.R.

 

Siga a Revista VIP no Instagram