Dia da Prematuridade
Os filhos destas famosas são prematuros e verdadeiros “lutadores”

Nacional

Várias famosas prestaram uma homenagem aos seus filhos que nasceram prematuros e a todos os bebés que nasceram antes de tempo. Assinalou-se esta terça-feira, 17 de novembro, o Dia da Prematuridade

Qua, 18/11/2020 - 14:01

Esta terça-feira, dia 17, assinalou-se o Dia da Prematuridade. E foram várias as famosas que recorreram às redes sociais para fazer uma homenagem aos seus filhos prematuros e a todos os bebés que nasceram antes de tempo e foram (são) uns verdadeiros “lutadores”.

Cláudia Viera, Carolina Deslandes, Núria Madruga, Ana Garcia Martins, Maria Pitta Paixão, Ana Marques e Inês Herédia contaram as suas histórias.

Cláudia Vieira

As duas filhas da atriz, Maria, de 10 anos, e Caetana, que faz 1 anos no dia 1 de dezembro, nasceram prematuras.

“Ambas nasceram de 35 semanas, ambas foram umas lutadoras, ambas não necessitaram de ajuda para respirar… ambas me deixaram de coração apertadinho (ainda deixam)! Maria 35 semanas e 4 dias 2620kg. Caetana 35 semanas 1900kg. A todas as mães aqui fica uma mensagem de força e coragem! A vida é dos guerreiros”, escreveu.

Ana Marques

A apresentadora da SIC partilhou uma imagem com o peso das filhas gémeas que nasceram às 34 semanas. 1,735 kg e 2,000 kg, pode ler-se na imagem. E na legenda escreveu: “Dia Internacional do Bebé Prematuro… Francisca e Laura, 34 semanas”

Carolina Deslandes

O filho mais novo de Carolina Deslandes, Guilherme, nasceu prematuro e esteve oito dias na neonatologia.

“Disseram-me que estava tudo bem. Depois disseram-me que precisavam de te levar. Só me lembro de gritar “vai com o nosso filho” ao teu pai. Ele estava aflito porque me viu desmoronar e não sabia o que fazer. Foi contigo, esteve sempre contigo. Fiquei 6 horas a ouvir “o seu filho vem ja” e não conseguia parar de chorar. “Ele vai achar que o abandonei” dizia eu entre soluços, com o coração e o peito prontos para te alimentar. Foram 8 dias. 8 dias de aquário. 8 dias em que aprendi a conduzir uma cadeira de rodas para te ir ver, depois de 3 cesarianas em 3 anos. 8 dias em que descobri que tu é que vieste para nos ensinar. Nós somos só teus pais, tu és a nossa inspiração. Desde o primeiro dia. És tu. Meu caçula, meu pingo de chuva. Prematura era eu, que não sabia da forca da vida até chegares”.

Inês Herédia

Os gémeos Tomás e Luís, de quase dois anos, nasceram prematuros e tiveram de “fazer um estágio na neonatologia”.

“Esta fotografia foi tirada 1 hora depois dos meus príncipes nascerem (está quase a fazer 2 anos). De repente tinha os seres mais frágeis e mais pequeninos nos meus braços para crescermos juntos. Fui uma das milhares de mães que teve de passar a primeira noite sem os bebés, eram demasiado pequeninos e tiveram de fazer um estágio na neonatologia. Nunca mais me esqueço daquela sensação de vazio… Fiquei para sempre ligada a estas famílias que têm nas mãos os seres mais fortes do mundo: os bebés prematuros.”

Ana Garcia Martins

Os dois filhos de Ana Garcia Martins, mais conhecida por A Pipoca Mais Doce, nasceram prematuros: Mateus, de sete anos, e Benedita, de dois

 “Hoje assinala-se o Dia da Prematuridade e é sempre uma data que me deixa de coração apertado. Porque, como mãe de dois prematuros, sei bem o quanto este dia merece ser lembrado. O Mateus foi o “prematuro bonzinho”, não deu trabalho nenhum, nasceu óptimo, ao fim de três ou quatro dias estávamos em casa. A Benedita, que se lembrou de nascer às 34 semanas, foi a “prematura complicadinha”. Não estava, claramente, pronta para o mundo, veio com vários problemas, teve direito a quase 15 dias de internamento e eu morri aos bocadinhos por não poder pegar-lhe, dar-lhe banho, levá-la para casa. Foram os dias mais duros da minha vida mas ela, como tantos prematuros, deu a volta à coisa e hoje é o pequeno tractor imparável que se vê. Como sempre, agradecer a toda a gente que trata tão, tão bem dos nossos prematuros e que também acaba a dar colo aos pais. E um obrigada especial à equipa do Hospital de Cascais, que recebeu e cuidou dos meus dois esquilos com uma dedicação maravilhosa.”

Núria Madruga

Os gémeos da atriz, Sebastião e Salvador, de nove anos, nasceram antes de tempo.

No instagram, Núria referiu a data de nascimento e o peso dos bebés. E deixou uma mensagem: “Os nossos campeões. 24-06-2011. 780 gramas. 1280 gramas. 9 anos depois, uns rapagões com uma saúde de ferro! A todos os pais que estão neste momento a passar por esta provação, muita força e energia positiva.  Eles são uns guerreiros.”

Maria Pitta Paixão

Duarte, o filho mais velho de Maria Pitta Paixão (filha de Bibá Pitta), nasceu prematuro.

“Que dia tão especial este. E que sorte só ter passado por isto uma vez. Não há nada como ter uma gravidez tranquila, mas também não há nada como ter um filho saudável e aqui, apesar de um ter nascido prematuro, tenho a sorte de estarem os dois bem! Dati, continuo a achar que a maior parte da tua loucura, veio da nossa loucura de gravidez, meu eterno bebé.”

Tetxo: Inês Neves; Fotos: reprodução Instagram

 

Siga a Revista VIP no Instagram