Dentes saudáveis
Os 6 alimentos que contribuem para o sorriso perfeito

Saúde e Beleza

Saiba quais são os alimentos que ajudam a manter a saúde oral e que contribuem para ter um sorriso invejável.

Qui, 01/08/2019 - 08:00

É muito importante ter cuidados especiais com a saúde oral, uma vez que a boca é uma zona que contrai muitas bactérias. A médica dentista luso-brasileira Domenique Ferreira explica os benefícios que podemos oferecer aos nossos dentes com o consumo de alguns alimentos deliciosos e produtos naturais que são acessíveis e não fazem mal.

Confira as dicas:

1. Espinafre

As verduras são ricas em vitamina K1,  fonte essencial de proteínas, grande ajuda para a correta coagulação do sangue e permite que o cálcio chegue aos nossos ossos. O consumo de espinafre melhora a nossa saúde óssea e, por isso, também fortalece os dentes, ajudando a torná-los mais saudáveis. Outros legumes que fazem o mesmo efeito são os brócolos, o repolho e a alface.

2. Maçã

Diz-se que a maçã é a melhor amiga dos médicos. Até existe aquele ditado britânico «An apple a day leave the doctors away [uma maçã por dia para manter os médicos longe]», e é verdade. Uma maçã por dia favorece a saúde e a higiene oral por exigir um período considerável de mastigação, que contribui para a auto-limpeza que resulta do atrito entre os dentes e o alimento. Frutas e legumes crocantes e ricos em fibra, como a maçã, a pêra e o aipo, são grande aliados para os dentes uma vez que exigem esforço para mastigar. Desta forma, estimulam a produção de saliva, o que neutraliza os ácidos presentes na boca. Além disso, os alimentos ricos em fibra também contribuem para a digestão e para o bom funcionamento do sistema circulatório. 

3. Óleo de Sésamo

Estudos  revelam que o sésamo [ou gegelim] é muito eficaz para a redução da placa bacteriana e o óleo é uma ótima prevenção para a gengivite. Este óleo tem um sabor muito intenso, pelo que não é adequado para todo tipo de pratos. O truque é usá-lo como elixir oral ou lavar os dentes com uma colher de sopa do óleo. A ideia é molhar a escova de dentes no óleo de sésamo e lavar muito bem os dentes. Esta fórmula reduz as bactérias e impede-as de formarem a dita placa bacteriana. 

4. Brócolos

Tal como já foi referido, os brócolos, à semelhança do espinafre, é um legume rico em ferro, o que cria uma barreira natural para proteger os dentes que evita que alimentos ácidos, bebidas com gás e alcoólicas danifiquem o esmalte. «A erosão dentária é um processo destrutivo e progressivo causada por alimentos ou bebidas ácidas» explica a médica dentista Domenique Ferreira.

5. Pastilha sem açúcar

Há quem diga que as pastilhas fazem mal aos dentes, o que não é totalmente mentira. No entanto, depende das pastilhas. Estas aumentam a produção de saliva, defesa natural contra as bactérias presentes na boca. As pastilhas sem açúcar contém um adoçante natural chamado xilitol que ajuda a reduzir a placa bacteriana e previne as cáries. Além disso, as pastilhas sem açúcar também aumentam a quantidade e qualidade de cálcio e fosfato na saliva, o que fortalece o esmalte.

6. Chá verde

O chá verde é uma boa alternativa ao café por não contribuir para a formação de cáries e por ser uma bebida natural que também fornece energia. O chá verde é rico em vitaminas e minerais, especialmente flúor, essencial para manter os dentes saudáveis. Além disso, possui um antioxidante forte, a catequina, que combate as bactérias nos dentes e gengivas. Em todo o caso, o seu consumo deve ser moderado porque pode causar manchas nos dentes.

Recorde-se que nada substitui a lavagem dos dentes e da boca. Escovar os dentes diariamente é muito importante, bem como o uso do fio dentário, que deve ser utilizado antes e após a lavagem dos dentes. Também é importante usar um elixir, natural ou não, para ajudar a eliminar as bactérias presentes na boca

Texto: Redação Win/Conteúdos Digitais; Fotos: DR 

Siga a Revista VIP no Instagram