Daniela Ruah
A portuguesa que conquistou a América

Nacional

A atriz, protagonista da série «NCIS: Los Angeles», vai ser uma das apresentadoras do festival. Veja o quanto Daniela Ruah cresceu, desde os tempos dos «Jardins Proibidos».

Ter, 09/01/2018 - 11:00

Daniela Ruah é a escolha da RTP para ser a apresentadora internacional da grande final do Festival Eurovisão de 2018, que vai acontecer no dia 12 de maio no Altice Arena. A 63ª edição do concurso decorre pela, primeira vez, em solo nacional, depois de Portugal ter ganho, pela primeira vez, com a participação de Salvador Sobral.

 

A atriz mostra-se entusiasmada com o desafio: «É um enorme privilégio assumir este papel no programa que acompanhou toda a minha infância e geração. Agradeço à RTP a confiança e junto-me à equipa para, no dia 12 de maio, fazermos história em Portugal!»

 

A caminhada até Hollywood

Daniela Ruah nasceu em Boston a 2 de dezembro de 1983. Mas aos 5 anos, a sua família mudou-se para Portugal, onde iniciou a sua carreira de atriz. Aos 16 anos entra na novela da TVI «Jardins Proibidos» e a partir daí nunca mais parou. Protagonizou várias telenovelas até acabar o liceu. E aos 18 anos, decidiu estudar artes da representação na London Metropolitan University, em Londres, onde acabou como melhor aluna do ano. Esteve lá dois anos.

 

De seguida, regressa a Portugal com o objetivo de desenvolver a sua carreira profissional, destacando-se em papéis na televisão, cinema e teatro. Nessa altura, participou no programa da RTP Dança Comigo (versão portuguesa de Dancing with the Stars da ABC). Foi a vencedora da 1ª temporada.

 

Em 2007 decidiu ir para Nova Iorque com o intuito de estudar e começar uma carreira internacional. Tinha 23 anos e foi estudar representação no Lee Strasberg Theater and Film Institute. Logo no primeiro casting para cinema foi escolhida para representar uma italiana sedutora no filme «Red Tails», a última história de George Lucas sobre os Tuskegee Airmen, os primeiros pilotos afro-americanos a entrar em combate pelos EUA (na II Guerra Mundial). Depois estreou-se no teatro no papel de Catherine na peça «Proof de David Auburn», no Hayworth Theatre.

 

Em 2009, dá-se o grande salto para o pequeno ecrã. Daniela começa a dar a vida à agente especial Kensi Blye na série norte-americana Investigação Criminal: Los Angeles. A série já vai na 9ª temporada e a atriz portuguesa continua a ser uma das protagonistas.

 

Entretanto, foi considerada uma das 100 mulheres mais sexys do mundo pela revista norte-americana Esquire. E além do seu trabalho como atriz, Daniela apresentou o prémio People Choice Awards em 2012 e foi coapresentadora dos Super Bowl’s Greatest Commercials na CBS em 2016.

 

Daniela é casada com o duplo norte-americano David Olsen com quem já tem 2 filhos, River Isaac, de quatro anos, e Sierra Esther, de um ano e quatro meses.

 

Texto: Inês Neves | Fotos: D.R.

 

Siga a Revista VIP no Instagram