cuidados de beleza
Truques e segredos para manter o cabelo brilhante

Saúde e Beleza

Siga as dicas que temos para si e consiga um cabelo brilhante e saudável durante todo o ano

Seg, 24/02/2020 - 21:00

As mulheres portuguesas são conhecidas por cuidarem muito da imagem e, no que diz respeito ao cabelo, os cuidados e as preocupações são redobrados!

Um cabelo brilhante, hidratado e saudável é sempre desejado, mas nem sempre é possível mantê-lo nestas condições, principalmente devido às «agressões diárias» às quais o sujeitamos, muitas vezes sem sequer nos apercebermos!

Conseguir ter um cabelo perfeito e super brilhante não é assim tão difícil e a VIP conta-lhe alguns segredos que podem contribuir para ter o cabelo de sonho!

Hidratação 

O primeiro segredo é a hidratação. Muitas mulheres ignoram este passo, mas é, sem dúvida, o mais importante para manter o cabelo saudável. Para hidratar o cabelo de forma correta, não basta utilizar condicionador... É preciso usar uma máscara hidratante pelo menos uma vez por semana. Procure a máscara adequada para si e, depois da lavagem, aproveite para colocar um creme hidratante para cabelo nas pontas e no comprimento.

Ao contrário do condicionador, a máscara deve ser colocada também nas raízes do cabelo para que a hidratação seja mais profunda. Não se esqueça de enxaguar bem com água para evitar que fique excesso de máscara no couro cabeludo [que com o tempo se transforma em sujidade].

Lavagens

Para ter um cabelo brilhante e saudável, é preciso saber controlar as lavagens. Muitas mulheres têm o hábito de lavar o cabelo em excesso - todos os dias - e isso desgasta o couro cabeludo e a fibra capilar. É preciso saber ver quanto tempo o cabelo aguenta sem lavagens e respeitar esse mesmo tempo. A detestada oleosidade do cabelo é importante para reestruturar as fibras capilares. Se conseguir lavar o cabelo entre duas a três vezes por semana, é o recomendado por profissionais.

Se tem cabelo com tendência seca, opte por um champô hidratante, se tiver o cabelo naturalmente oleoso, o champô próprio para esse tipo de cabelo e o champô anti-caspa  - com um forte componente de limpeza - são os mais indicados.

Lave o seu cabelo durante, pelo menos, cinco minutos. 

Cabelo Molhado

O cabelo molhado fica muito mais frágil e fácil de partir. Por isso, é errado penteá-lo quando acabamos de o lavar. Apesar de ser menos doloroso e muito mais fácil, esta é a altura em que as mulheres partem mais cabelo. O ideal é utilizar um creme que facilite o pentear e escová-lo com o cabelo seco. 

Evite também deitar-se com o cabelo molhado. 

Ganchos, elásticos e fitas

Evite dormir com o cabelo apanhado, seja com elásticos, ganchos ou fitas. Com a fricção com a almofada, o cabelo tem tendência a ficar mais quebradiço e se tiver apanhado o risco é ainda maior. 

Alimentação e exercício físico 

A alimentação tem um grande peso na saúde capilar. Se o seu objetivo é ter um cabelo hidratado, é importante que beba muita água e que consuma produtos ricos em água, como as frutas e os legumes. Adote uma dieta equilibrada e pratique exercício físico - a libertação de suor também vai expelir as impurezas dos poros capilares e impedir que estes fiquem entupidos. Desta forma, o cabelo vai crescer mais forte e brilhante.

Texto: Mafalda Mourão; Foto: D.R.

Siga a Revista VIP no Instagram