Cuidados de beleza
É obrigatório lavar o cabelo todos os dias no Verão! Saiba porquê

Estilo de Vida

Se durante o ano é importante espaçar ao máximo as lavagens do cabelo, no verão a estratégia é precisamente o contrário! Perceba porquê.

Sex, 10/07/2020 - 13:00

Com a chegada do verão, os cabelos estão mais expostos a agressões, principalmente por causa das idas à praia e à piscina. Se durante o ano inteiro o aconselhámos a não lavar o cabelo todos os dias, é hora de «esquecer» o conselho [por agora] e perceber que há exceções em que é preferível lavá-lo. 

Não é segredo para ninguém que cloro e o sal são prejudiciais, mas é importante perceber porquê:

1. Os malefícios do sal para o cabelo

Não é o sal que faz mal ao cabelo, mas sim o excesso desta substância. A água do mar acelera e agrava a desidratação das fibras capitalares, uma vez que absorve toda a água natural do cabelo, tornando-o seco, quebradiço e sem brilho.

Por essa razão, é fundamental lavar o cabelo sempre que vier da praia e, o mais importante, hidratá-lo bem!

2. Cloro: o inimigo do cabelo

O cloro é uma substância química, composta em grande parte por lixívia. Quando o cabelo entra em contacto com água, «incha» e «abre» as fibras capilares» e quando isto acontece na piscina, acaba por absorver cloro, que os torna mais fracos, com tendência a queda. 

Depois de dar uns mergulhos na piscina, certifique-se que lava bem o cabelo e, se possível, acrescente um sérum com keratina para fortalecer os fios do cabelo.

Lavar o cabelo todos os dias no verão?

Sempre que fizer praia ou piscina e molhar o cabelo, é fundamental lavá-lo, mesmo que isso signifique que o tenha de lavar todos os dias. O ideal é evitar lavá-lo mais do que uma vez por dia, por isso, se fizer praia de manhã e piscina à tarde [ou vice-versa] opte por só molhar a cabeça uma das vezes.

No verão, é fundamental hidratar o cabelo da melhor forma e evitar a exposição excesiva ao cloro e ao sal… e até mesmo ao sol, que pode queimar as fibras! Proteja bem as fibras capilares e opte por fazer máscaras hidratantes com mais frequência – duas vezes por semana. Não se esqueça também de fazer exfoliação para eliminar os restos de sal, cloro, areia e outras impurezas do couro cabeludo.

Texto: Mafalda Mourão; Foto: D.R.

VEJA AINDA: Truques infalíveis para ter um cabelo invejável todo o ano

LEIA TAMBÉM: O segredo inovador para aclarar e iluminar o cabelo

 

Siga a Revista VIP no Instagram