Cristina Ferreira: Um ano de programa na SIC
Recorde os trunfos que a apresentadora usou na grande estreia

Nacional

Há exatamente um ano, Cristina Ferreira chegou com tudo à antena da SIC. E sacou de vários trunfos para combater a concorrência

Ter, 07/01/2020 - 8:45

Há exatamente um ano, a 7 de janeiro de 2019, Cristina Ferreira chegou com tudo à antena da SIC. A apresentadora preparou um programa repleto de novidades e de nomes de peso para a estreia nas manhãs do canal. Foram vários os trunfos que a estrela da «caixinha mágica» sacou da manga com o objetivo de ganhar a guerra da audiências ao rival Manuel Luís Goucha e à TVI. E a verdade é que conseguiu a liderança de audiências. 

O novo visual 

Logo na abertura do programa, Cristina Ferreira surgiu em estúdio com um novo visual. Exibiu um corte de cabelo mais curto. A mudança aconteceu a minutos da grande estreia, dado que Cristina Ferreira só cortou o cabelo às 8 horas dessa manhã. «Gosto de fazer estas coisas quando ninguém está à espera. Acho que nunca tive o cabelo tão curto. Hoje decidi que tinha de haver aqui um corte radical. Cortei hoje, às 8 da manhã. Corri o risco de não gostar de me ver de cabelo curto. Toda a gente dizia ‘tu não vais cortar, tu não vais cortar!’. E eu disse ‘vou cortar porque quero que haja aqui um corte com tudo’. É começar realmente de novo, até na questão da imagem», explicou, nesse dia, em declarações aos jornalistas. Ao corte de cabelo, Cristina Ferreira juntou um look milionário composto por um casaco, assinado por Alexander Mcqueen, e sapatos da luxuosa marca Yves Saint Laurent. Um investimento de luxo de mais de 3500 euros.

O telefonema surpresa do Presidente da República 

O momento alto da estreia do Programa da Cristina aconteceu quando Marcelo Rebelo de Sousa telefonou de surpresa para Cristina Ferreira, deixando a apresentadora completamente lavada em lágrimas. Cristina Ferreira e o Presidente da República são amigos. Marcelo interrompeu uma reunião para realizar este telefonema porque quis agradecer o facto de ter sido convidado para o programa, apesar de não ter aceite a proposta. 

A entrevista à mãe de Rui Pedro 

Um dos momentos mais emotivos mostrou uma entrevista de Cristina Ferreira a Filomena Teixeira, mãe de Rui Pedro, o menino que desapareceu há mais de 20 anos de Lousada. Filomena explicou que o seu  sofrimento é tão grande que já  não tem lágrimas para chorar. «Houve uma altura em que andava com a fotografia dele junto ao coração (…) Agora já não choro. É uma dor que me ultrapassa demais. Agora acho que já chorei tanto que já não tenho mais lágrimas para conseguir», disse a mãe de Rui Pedro. Cristina Ferreira voltou a emocionar-se ao ouvir estas declarações. 

A primeira entrevista com Custódia Gallego após a morte do filho

Outro momento carregado de emoção aconteceu quando Cristina Ferreira entrevistou Custódia Gallego, cinco meses após a morte do filho Baltazar, que morreu vítima de cancro. «Eu constatei que finalmente sei o que é que é ‘saudade’», declarou Custódia, emocionada. 

Espaço criminal sobre Renato Seabra

No dia 7 de janeiro assinalam-se a morte de Carlos Castro, que foi assassinado em Nova Iorque em 2011. Hernâni Carvalho, António Teixeira e Vítor Marques debateram no espaço criminal d’O Programa da Cristina a vida de Renato Seabra na prisão nos Estados Unidos da América.  «Tivemos acesso à ficha prisional do Renato Seabra onde diz que, para princípio de conversa, ele só sairá em 2035. Até 2035 tem é de portar-se bem». Os três cronistas desvendaram ainda que o filho de Odília Pereirinha tem uma profissão. «[Renato] trabalha na confeção das roupas da prisão e ajuda na missa». 

 

As revelações  e as lágrimas de Luís Filipe Vieira 

O presidente do Benfica foi um dos primeiros convidados do Programa da Cristina. Luís Filipe Vieira abordou a vida familiar e profissional e ficou em lágrimas ao recordar o pai, particularmente quando a apresentadora da Malveira falou do acessório do progenitor que traz sempre consigo: um boné. «Há de ir comigo para o caixão», declarou Luís Filipe Vieira, verdadeiramente em lágrimas. «Vamos falar de outra coisa, Cristina, faça-me esse favor», implorou. Depois, Cristina Ferreira insistiu para saber os destinos do Benfica. É que, em janeiro de 2019, Portugal queria saber quem seria o novo treinador da equipa da Luz.

Passatempo Casa Feliz 

Os programas da manhã costumam ter sempre um passatempo. Cristina Ferreira apresentou a 7 de janeiro de 2019 o Casa Feliz. O valor em jogo foi de 5 mil euros. No canal rival, a TVI, Manuel Luís Goucha ofereceu o mesmo prémio. 

 

Viagens para todos os figurantes  

A grande estreia do Programa da Cristina terminou ao estilo de Oprah Winfrey. A apresentadora ofereceu viagens a todos os figurantes da plateia, surpreendendo tudo e todos. Uma oferta feita em parceria com a TAP. «Foi tão bom de ver estas reações. Eu não conheço a maior parte deste público», declarou Cristina Ferreira, sobre esta surpresa.  

Leia ainda: Cristina Ferreira – Um ano de lágrimas, lágrimas e mais lágrimas 

 

Texto: Ricardina Batista; Fotos: DR 

Siga a Revista VIP no Instagram