Cristina Ferreira
Faz um ano que a apresentadora se despediu da TVI

Nacional

A 22 de agosto de 2018 Cristina Ferreira anunciava que deixava a TVI e que iria assinar contrato com a SIC. Desde aí muita coisa mudou...

Qui, 22/08/2019 - 11:00

A 22 de agosto de 2018 Portugal inteiro ficou a saber que Cristina Ferreira já não seria mais uma estrela da TVI e se iria mudar para a SIC. Foi considerada a grande transferência do século e foram centenas as notícias sobre o acontecimento. 
 
A informação oficial chegava com um comunicado do canal de Queluz de Baixo. «A TVI e Cristina Ferreira acordam em não renovar o contrato de prestação de serviços da apresentadora que está em vigor até 30 de novembro de 2018. As partes encontram-se atualmente a negociar os termos aplicáveis à cessação da relação contratual vigente e, bem assim, do vínculo laboral existente», lia-se.
 
O nosso site acompanhou tudo ao segundo. As homenagens foram mais que muitas, as dúvidas não paravam de crescer, o adeus deixou de ser apenas um rumor, era oficial. 

A despedida a Manuel Luís Goucha e a Pedro Teixeira

Cristina Ferreira virava costas ao companheiro televisivo com quem dividiu as manhãs do Você na TV durante 14 anos. Pelas 19 horas e quinze minutos do dia 29 de agosto, através de um Instastory, a antiga diretora de conteúdos não-informativos da TVI disse o adeus oficial na capa da sua revista. 

Cristina surge ao lado daqueles que sempre foram os seus principais companheiros de apresentação de programas em Queluz de Baixo - Manuel Luís Goucha e Pedro Teixeira.

Como manchete, Cristina, hoje com 41 anos, escreveu: «Adeus (que não é para sempre)», sendo esta a primeira declaração pública da própria que estava de saída do canal que a viu crescer profissionalmente nos últimos 16 anos.

O apresentador e o ator eram dos poucos colegas de profissão que sabiam desta transferência.

A vida profissional de Cristina Ferreira

Cristina Ferreira foi professora de História e estudou Ciências da Comunicação. Nessa altura, a estrela da TV nacional teve Manuel Luís Goucha e Júlia Pinheiro como seus professores. 

Alguns dos seus primeiros diretos na televisão portuguesa foram no Big Brother e no programa informativo Diário da Manhã, na altura apresentado por Júlia Pinheiro.

Ao lado de Manuel Luís Goucha, bateu recordes de audiências nunca sonhados. O programa Você na TV foi líder de audiências durante anos a fio.

O contrato assinado na SIC

Afinal, quanto ia ganhar Cristina Ferreira? Foi uma das questões mais feitas há um ano. Correram rumores de que o seu ordenado na SIC rondaria os 80 mil euros por mês. 
 
No entanto, a TV7 Dias descobriu que a forma como Cristina Ferreira ia receber o seu salário seria diferente da habitual no meio televisivo. Ao que o site apurou, a apresentadora foi receber um salário base fixo que não diferiu demasiado do que recebia na TVI. A novidade acontecia depois.

Além de um salário base, a apresentadora acordou receber um valor extra por cada objetivo cumprido. E quem diz objetivos diz audiências. Cristina e a estação de Paço de Arcos irão estabelecer contratualmente esse período de tempo (que poderá ser trimestral, semestral ou anual, tal como acontece com gestores de empresas e outras profissões que trabalham com prémios por objetivo).

Se, ao fim de um determinado período, Cristina Ferreira tivesse alcançado determinado objetivo de audiências, receberia um valor acrescido ao ordenado base. Se não alcançasse, receberia sempre o salário pré-estabelecido. As provas estão dadas. A apresentadora levou a SIC à ribalta e pôs as manhãs do canal no primeiro lugar do pódio. 

Oito meses, dois programas e uma gala

Cerca de quatro meses após a «bomba» explodir, Cristina Ferreira deu os bons dias aos portugueses na sua nova «casa»: O Programa da Cristina. No dia 7 de janeiro de 2019, foi o centro das atenções. 
 
Sete meses depois, no passado dia 5 de agosto, começou também a tomar conta da faixa de acesso de horário nobre da antena do canal de Paço de Arcos. A apresentadora está à frente da derradeira prova de audiências: o concurso Prémio de Sonho. 
 
A 29 de setembro, há mais uma prova à espera da estrela televisiva. Esta era uma novidade que já se esperava desde a sua transferência da TVI para a SIC. A apresentadora será a anfitriã da XXIV Gala dos Globos de Ouro, passando assim à frente de João Manzarra, que apresentou a gala em 2017, e de César Mourão, apresentador em 2018.

O grande evento foi apresentado por Bárbara Guimarães durante dez sólidos anos. Outros nomes como Catarina Furtado, João Baião, Ana Malhoa, Herman José, Fátima Lopes e Sílvia Alberto também já apresentaram a gala.
 
Texto: Mariana de Almeida com redação WIN – Conteúdos Digitais; Fotos: Impala e reprodução Instagram

 

Siga a Revista VIP no Instagram