Cristiano Ronaldo
Salva vidas com doação milionária para hospitais em Portugal

Nacional

Cristiano Ronaldo e o seu agente, Jorge Mendes, fizeram um «investimento avultadíssimo» para hospitais portugueses, num altura em que vivemos em Estado de Emergência devido ao coronavírus

Ter, 24/03/2020 - 15:02

Cristiano Ronaldo e Jorge Mendes fizeram uma enorme doação para equipar hospitais em Portugal, numa altura em que se vive uma pandemia de coronavírus.

Porto

«O Centro Hospitalar Universitário do Porto agradece ao Cristiano Ronaldo e Jorge Mendes esta iniciativa tão útil, num momento em que o país de todos tanto necessita.» É esta a reação do presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário do Porto (CHUP), Paulo Barbosa, à avultada doação que Cristiano Ronaldo e Jorge Mendes fizeram para equipar uma ala do Hospital de Santo António, no Porto, destinada a cuidados intensivos.

À agência Lusa, o CHUP, da qual a unidade de saúde em questão faz parte, explica que «esta unidade vai permitir a abertura de 15 camas de cuidados intensivos, integralmente equipadas com ventiladores, monitores e restante equipamento».

Por sua vez, o diretor do Departamento de Cirurgia do CHUP, Eurico Castro Alves, especifica ao Jornal de Notícias que tal só vai ser possível concretizar-se devido a «um investimento avultadíssimo» do internacional português e do empresário que gere a sua carreira. «Se vier a ser preciso haverá ainda a importação de recursos humanos disponíveis para apoio. Sem dúvida, um contributo muito significativo e que irá salvar imensas vidas», louva, acrescentando que a ala que vai ser construída terá capacidade para «20 a 24 pacientes».

Em jeito de agradecimento ao gesto solidário de Cristiano Ronaldo e Jorge Mendes, o CHUP vai batizar esta ala com o nome dos dois beneficentes.

Lisboa

Um investimento semelhante foi feito em Lisboa, mais concretamente no Hospital de Santa Maria. O seu presidente, Daniel Ferro, destacou o «espírito absolutamente altruísta e solidário» de Cristiano Ronaldo e Jorge Mendes e destacou que, com esta doação, há um «reforço substancial» na resposta que esta unidade de saúde pode dar aos doentes infetados com Covid-19 em estado crítico.

«Fomos contactados e entramos em contacto com o empresário Jorge Mendes, que se prontificou com o Cristiano Ronaldo a financiar duas unidades», disse à CMTV. Assim, às seis unidades de cuidados intensivos que o Santa Maria já tinha para esta pandemia, juntam-se agora outras duas, devidamente equipadas com «ventiladores, monitores, bombas infusoras e camas».

Tudo oferecido por CR7 e o seu empresário. «Com estas duas unidades, cada uma com dez camas, ficamos com 77 camas dedicadas ao doente com Covid-19», clarificou.

Ora, de acordo com o JN, esta ação dos dois grandes do mundo do futebol para ajudar no combate à pandemia da Covid-19 pode não ficar por aqui. «É intenção de Cristiano Ronaldo fazer igual na Madeira, se for necessário. Sempre foi sua intenção criar uma unidade a norte, outra no Sul e também na Madeira», observa Eurico Castro Alves àquele jornal.

Solidários na luta contra a Covid-19

Esta notícia surge dois dias depois de o jornal espanhol As ter noticiado que Cristiano Ronaldo iria doar material médico aos hospitais portugueses, não especificando, porém, que tipo de equipamento o craque vai oferecer, nem a que zona do país.

Em sentido contrário, Jorge Mendes já tinha anunciado que vai contribuir para esta luta contra o novo coronavírus. O ‘super-agente’, como é conhecido, ofereceu ao Hospital de São João, no Porto, mais de mil câmaras expansoras – 500 já foram entregues e as restantes chegarão esta semana – e 200 mil batas de proteção individual. Esta iniciativa foi anunciada pelo próprio nas redes sociais.

 

Texto: Dúlio Silva; Fotografias: Arquivo Impala e reprodução redes sociais

Siga a Revista VIP no Instagram