Cozinha
Estes são os alimentos que não deve aquecer no micro-ondas

Estilo de Vida

Aproveite o micro-ondas para evitar desperdícios alimentares durante a quarentena, mas tenha atenção aos alimentos que não deve aquecer neste aparelho.

Qui, 02/04/2020 - 08:00

Estes são os alimentos que não deve aquecer no micro-ondas

Nesta fase de isolamento social, é importante adotar técnicas para evitar o desperdício alimentar. O micro-ondas pode ser o seu melhor amigo, mas deve ter atenção aos produtos que reaquece neste aparelho.

A nutricionista Catarina Sofia Correia explica a forma como as ondas eletromagnéticas do micro-ondas influenciam os alimentos e quais os produtos que não se deve aquecer no mesmo.

O micro-ondas afeta os valores nutricionais dos alimentos, bem como todos os métodos de confeção que utilizam calor. Como este aparelho é um dos que, por norma, exige menos tempo de cozedura, é um dos melhores métodos para reaquecer a comida e, assim, preservar os alimentos.

Outra vantagem que o micro-ondas é que a temperatura que atinge, normalmente não ultrapassa os 100ºC, o que diminui o risco de formação de compostos nocivos.

Mas apesar destas vantagens, é importante saber quais os alimentos que não devem ser reaquecidos no micro-ondas. Confira-os:

1. Ovo cozido

    Ao colocar um ovo cozido no micro-ondas, as radiações podem causar um aquecimento excessivo no interior do ovo que poderá resultar numa explosão do próprio ovo.

    2. Leite materno

      Não descongele leite materno no micro-ondas. Para além de aquecer o leite de forma desigual, pode retirar proteínas essenciais ao sistema imunitário do bebé.

      3. Carne processada

        Bacon, salsichas, fiambre e enchidos contém aditivos para terem maior durabilidade e para dar sabor. Quando são expostos às ondas eletromagnéticas, estes alimentos podem desenvolver produtos de oxidação que estão associados ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

        4. Água

          Aquecer água no micro-ondas em copos de louça e de vidro pode não ser boa ideia. Este método impede que a água forme bolhas, que contribuem para o arrefecimento da água, e se ficar demasiado quente, o calor pode ser libertado e saltar água a ferver do recipiente.

          5. Carne

            Não se deve descongelar carne no micro-ondas. O aquecimento da carne é feito de forma desigual – as partes mais finas cozem e as mais grossas continuam congeladas – e nos micro-ondas sem rotação, podem formar-se bactérias.

            Além destes cuidados que deve ter em conta, não se esqueça de evitar o uso de plásticos no micro-ondas [a menos que sejam próprios], verifique o tempo adequado para reaquecer cada produto. Sirva os alimentos de imediato e limpe com frequência o micro-ondas.

            Texto: Mafalda Mourão; Foto: D.R.

             

            Leia a VIP sem sair de casa

            Vivemos tempos de exceção, mas mesmo nestes dias em que se impõe o recolhimento e o distanciamento social, nós queremos estar consigo. Na impossibilidade de comprar a sua revista favorita nos locais habituais, pode recebê-la no conforto de sua casa, em formato digital, no seu telemóvel, tablet ou computador. . . .

            Eis os passos a seguir:

            1 - Aceda a www.lojadasrevistas.pt

            2- Escolha a sua revista

            3 - Clique em COMPRAR

            4 - Clique no ícone do carrinho de compras e depois em FINALIZAR COMPRA

            5 - Introduza os seus dados e escolha o método de pagamento

            6 - Não tem conta PayPal? Não há problema! Pode pagar através de transferência bancária!

            E está finalizado o processo! Continue connosco. Nós continuamos consigo.

             

             

            Siga a Revista VIP no Instagram