Covid-19
Morreu Maria José Valério. Tinha 87 anos

Nacional

Maria José Valério morreu esta quarta-feira, dia 3 de março, vítima de covid-19.

Qua, 03/03/2021 - 10:42

Maria José Valério morreu esta quarta-feira, dia 3 de março, vítima de covid-19. A cancionista, que estava na Casa do Artista, partiu aos 87 anos, tendo falecido no Hospital de Santa Maria, onde estava internada.

Na sua carreira, ficou conhecida por eternizar a voz da “Marcha do Sporting” e “Menina dos Telefones”, em 1961.

Maria José Valério Dourado, nome completo, nasceu a 3 de maio de 1933 na Amadora e protagonizou outros êxitos como “Olha o Polícia Sinaleiro” e “As Carvoeiras”.

Maria José Valério estava internada há vários dias 

No dia 21 de fevereiro, a TV 7 Dias noticiou o surto de covid-19 na Casa do Artista e o internamento de Maria José Valério. A cantora contraiu o novo coronavírus e foi levada para o Hospital de Santa Maria, em Lisboa, onde se encontrava, à data, “estável”.

A notícia fora avançada à TV 7 Dias por várias fontes ligadas à artista e, entretanto, confirmada por familiares de Maria José Valério numa página de Facebook a ela dedicada. “Na passada quinta-feira, fomos informados pela mesma [diretora técnica da Casa do Artista] de que a nossa prima se recusava a tomar a medicação. Pior: além da medicação indicada, também nunca tomou a outra medicação que tem de tomar diariamente, tendo a enfermeira encontrado toda a medicação escondida numa caixa“, contam.

As familiares de Maria José Valério afirmam, então, que, no sábado, dia 20 de fevereiro, depois de a cantora “voltar a ser observada pela médica da casa e pela mesma ser obrigada a tomar a medicação e a comer, foi de novo confrontada com o facto de ter de ir ao hospital, continuando a negar-se”. “Só depois de o médico amigo lhe fazer ver e muito a aconselhar a ir é que cedeu”, alegam.

Nesse momento, as primas de Maria José Valério sublinharam que “a Casa do Artista tem feito tudo o que está ao seu alcance, não só pela nossa familiar assim como com todos os outros residentes” da instituição. E agradeceram “toda a preocupação que alguns colegas e amigos” têm demonstrado pela cantora.

Também no Facebook, a apresentadora Maria João Gama veio desejar “as melhoras” à “querida Zézinha”, como a cantora é carinhosamente tratada. “Não desista. Estamos todos à sua espera”, disse ainda, na noite de sábado, dia 20, antes do esclarecimento feito por familiares de Maria José Valério.

Texto: Inês Borges e Dúlio Silva

Siga a Revista VIP no Instagram