Covid-19
Estado de Calamidade: conheça as regras que entram hoje em vigor

Nacional

O Governo decretou ‘estado de calamidade’ a partir desta quarta-feira, 1 de dezembro, devido à evolução negativa da pandemia da COVID-19 em Portugal. Fique a conhecer as novas regras.

Qua, 01/12/2021 - 8:30

O Governo decretou ‘estado de calamidade’ a partir desta quarta-feira, 1 de dezembro, devido à evolução negativa da pandemia da COVID-19 em Portugal. As medidas anunciadas por António Costa são, diz o primeiro-ministro, essenciais para “evitarmos que o janeiro do próximo ano tenha qualquer coisa que seja a ver com o terrível janeiro que vivemos este ano de 2021.”

Conheça todas as medidas que entram em vigor a partir desta quarta-feira:

1. Máscaras obrigatórias em todos os espaços fechados (poderão ficar de fora alguns estabelecimentos que a Direção-Geral de Saúde defina como exceções)

2. Certificado Covid-19 (vacinação completa, testagem ou de recuperação) obrigatório no acesso a restaurantes, estabelecimentos turísticos e alojamento local, ginásios e eventos com lugares marcados.

3. Teste negativo obrigatório para acesso a lares, grandes eventos culturais e desportivos – sejam eles cobertos ou ao ar livre-, estabelecimentos de saúde, grandes eventos e discotecas (também se aplica a pessoas com vacinação completa para a covid-19)

4. Teste negativo obrigatório para voos que cheguem a Portugal e companhias aéreas sujeitas a sanções (multas de 20 mil euros para as companhias aéreas, por pessoa que deixarem embarcar sem o teste negativo)

Primeira semana de janeiro com reforço de medidas

Durante a primeira semana de janeiro, António Costa decidiu reforçar as medidas para que os contactos sejam reduzidos, de forma a evitar ou conter a propagação do novo coronavírus depois do período do Natal e Ano Novo. 

Fique a par das medidas que vigoram entre 2 e 9 de janeiro:

1. Discotecas e bares encerrados

2. Teletrabalho obrigatório

3. Adiamento do regresso do ano letivo para 10 de janeiro (aplicado às escolas públicas, privadas e às creches), pelo que os estabelecimentos de ensino e as atividades de ATL vão estar encerrados durante essa semana. O 2º período será compensado com dois dias na interrupção do Carnaval e outros três nas férias da Páscoa.

António Costa recomendou ainda os portugueses à realização de autotestes regulares como medida de prevenção para evitar contactos de risco nesta quadra natalícia.

Texto: Mafalda Mourão; Foto: D.R.

Siga a Revista VIP no Instagram