Costa Rica
Tranquilidade de sonho

Viagens

O país é conhecido pela sua grande diversidade biológica atraindo milhares de ecoturistas todos os anos

Ter, 08/09/2015 - 14:30

Ar puro, praias paradisíacas, floresta tropical e uma rica fauna e flora. Tudo isto está ao seu alcance se escolher como destino de férias a Costa Rica, um país da América Central, com 51,100 km2 de superfície, banhado pelo oceano Pacífico e o mar das Caraíbas. O descanso é garantido, já que tem imensas praias à escolha onde poderá retemperar energias. As águas calmas e cálidas, de um azul-turquesa vibrante, convidam a um relaxante mergulho onde se poderá deter por largos minutos já que a temperatura da água é bastante amena, acima dos 23º C, podendo mesmo alcançar os 29º C. 

Para férias em família, em especial para quem tem crianças pequenas, é o ideal, já que são estas que gostam de brincar com mais entusiasmo junto à água. Aliado ao descanso, se for um amante de desportos náuticos poderá aproveitar as boas condições aquáticas para a prática do mergulho e deliciar-se com a rica fauna marinha ao observar os recifes de coral e algumas espécies de peixes exóticos.

Na praia, não se surpreenda se der “de caras” com ninhos de tartarugas ou se ouvir o canto de alguns pássaros, é que os areais são circundados por uma vegetação luxuriante. Pelo menos 27 por cento da Costa Rica é considerada área protegida devido à sua rica diversidade biológica. Aqui, o ecoturismo é levado muito a sério. Um dos sítios mais visitados – e que vale a pena conhecer – é o Parque Nacional Manuel António que fica a 132 quilómetros de São José, a capital. Todos os anos cerca de 150 mil pessoas dirigem-se àquela reserva, criada em 1972, para observar e admirar a paisagem idílica e virgem, assim como para ver a grande variedade de espécies animais. Neste parque é possível encontrar 109 espécies de mamíferos, onde se destacam os macacos, e 184 de aves, como tucanos, pica-paus e papagaios, para além das praias de sonho. Este parque é o segundo mais visitado do país, entre os 20 existentes, após o Parque Nacional Vulcão Poás, cujas últimas erupções ocorreram entre 1952 e 1954. Este vulcão continua ativo e está a 2700 metros sobre o nível do mar. 

Para além da Natureza como cartão-de-visita, a Costa Rica é ainda um país rico culturalmente com grandes influências espanholas, sendo, aliás, esta a língua oficial. Este país foi descoberto por Cristóvão Colombo em 1502. A religião oficial é a católica, mas há liberdade de profissão de fé. É possível encontrar protestantes e judeus. A música ocupa também um papel muito importante na vida dos costa-riquenhos, que adoram dançar salsa, merengue e reggae. Sonoridades que apaixonam grande parte dos turistas que não resistem, muitas vezes, a ter algumas aulas para aprender os principais passos. Em termos gastronómicos, destacam-se os mariscos, em particular o prato Ceviche, e nas carnes o Casado e o Tamale, que leva como ingredientes as cenouras, arroz, feijão-verde e milho.

Para terminar em grande estilo as férias, poderá dar um passeio de balão de ar quente, que lhe vai fazer recordar para todo o sempre as paisagens e cenários encantadores. Se não for adepto das alturas, um tranquilo passeio de bicicleta pela Natureza também será igualmente fascinante.

Texto: Helena Magna Costa; Fotos: Fototeca

Siga a Revista VIP no Instagram