Coronavírus
A razão pela qual os sapatos devem ficar à porta durante a pandemia

Nacional

De acordo com o médico Javid Abdelmoneim e a virologista Lisa Cross, os sapatos devem ficar à porta de casa sempre que vem da rua para evitar contágio da Covid-19.

Ter, 14/04/2020 - 14:00

Os sapatos devem ficar à porta sempre que sai de casa em plena pandemia

Costuma tirar os sapatos mal chega a casa? Onde é que os coloca? Ficam à porta? Se não ficam, deveriam. De acordo com o médico Javid Abdelmoneim e a virologista Lisa Cross, citados pelo Daily Mail, os sapatos podem ser uma fonte improvável de coronavírus na sua casa, se não os tirar mal chegue à porta. 

Numa reportagem emitida na televisão britânica, os especialistas explicaram que o vírus pode permanecer nas solas de borracha durante cinco dias. Ou seja, ao entrar em casa com os sapatos vindos da rua, pode estar a transportar a pandemia de Covid-19 consigo. 

No documentário, o médico e a virologista acompanharam dois casais e mostraram como prevenir o contágio através de pequenos gestos que fazem parte do nosso dia-a-dia. Um deles é tirar os sapato assim que chega à porta e trocá-los por uns que use apenas no interior. 

«Mantenha os sapatos no corredor»

Javid Abdelmoneim e Lisa Cross revelaram que deve existir um par de sapatos destinado apenas a usar fora de casa e, mal entre, devem ser deixados e trocados «Este gesto limitará as chances do vírus contaminar a casa», explicaram. 

«Mantenha os sapatos no corredor ou no mesmo local e tente usar apenas um par de sapatos para sair», aconselharam.

No que toca à roupa, o procedimento deve ser semelhante. Acredita-se que o coronavírus possa durar até 24 horas em roupas. Por isso, se usou transportes públicos ou esteve em contacto próximo com outras pessoas, deve trocar de roupa imediatamente quando chegar a casa e colocar para lavar.

Texto: Mariana de Almeida; Fotos: iStock by Getty Images

Siga a Revista VIP no Instagram