Coronavírus
Os alimentos ideais para se hidratar durante a quarentena

Estilo de Vida

Estes são os alimentos que deve introduzir na sua alimentação para se manter hidratado e contribuir para o bem-estar físico durante a quarentena.

Qui, 26/03/2020 - 17:00

Estes são os alimentos que deve ingerir para se manter hidratado

Nesta fase de isolamento social, os portugueses vão, inevitavelmente, ter uma vida mais sedentária e, por isso, é importante adotar alguns comportamentos para manter a saúde e bem-estar físico.

Não é segredo que a água tem um papel fundamental para o normal funcionamento do nosso corpo e, por essa razão, deve hidratar-se bem, principalmente nesta fase.

Uma vez que vai passar mais tempo em casa, não há desculpas para não se hidratar da forma correta e a nutricionista Catarina Sofia Correia da Clínica Tejo Saúde e parceira do Fitness Hut, conta à VIP quais os alimentos que podem ajudá-lo a manter-se hidratado. Confira!

1. Chá

Os chás são uma ótima fonte de hidratação e, além disso, contêm muitos nutrientes. Pode beber quente ou frio. Aliados a uma alimentação saudável, os chás podem contribuir para a redução da tensão arterial, para a perda de gordura, para melhorar o humor, para prevenir o envelhecimento e para fortalecer os ossos e o sistema imunitário.

Opte por comprar as plantas e fazer um chá caseiro em vez de utilizar as saquetas. Pode adicionar limão, canela, gengibre ou canela para potencializar as propriedades do chá. Mas, atenção, não beba chá em excesso. Tudo o que é demais, faz mal.

2. Melancia

A melancia é um dos alimentos com maior teor de água e, por isso, pode ser a sua maior aliada nesta quarentena, principalmente porque tem pouquíssimas calorias e é rica em nutrientes como a vitamina A, a vitamina C e o magnésio. A melancia também ajuda a fortalecer a imunidade.

3. Limonada

Faça uma limonada, sem adição de açúcar. A limonada é um ótimo antioxidante e tem poucas calorias. Além disso, o limão é anti-inflamatório e anti-bacteriano. Por essas razões, a limonada ajuda a reduzir a inflamação das articulações e a diminuir a erupção cutânea. O limão estimula o fígado e ajuda a libertar toxinas do corpo.

4. Água de coco

A água de coco é uma excelente fonte de hidratação e pode mesmo ser um substituto de alguns alimentos proteícos por apresentar diversos aminoácidos semelhantes aos encontrados no leite.

5. Pepino

O pepino é, à semelhança da melancia, um dos alimentos que possui mais água. O pepino é rico em vitamina K, em potássio e em magnésio. Acompanhe a sua refeição com uma salada de pepino ou coma-o como um snack, entre refeições. O pepino também tem um baixo teor calórico.

6. Couve-flor

A couve-flor contém cerca de 92% de água na sua composição. Este alimento é rico em fibra e em colina [essencial para o bom funcionamento do cérebro]. A couve-flor pode ser um ótimo acompanhamento para as suas refeições.

A importância da água no organismo

Tal como explica a nutricionista Catarina Sofia Correia, a água desempenha um papel muito importante no nosso corpo. As principais funções da água no nosso organismo são:

1. Transporte de nutrientes

2. Eliminação dos resíduos e toxinas desnecessários através da urina

3. Regulação da temperatura corporal pela perda de suor

4. Lubrificação e proteção das articulações

5. Contribuição para o bom funcionamento cognitivo e de humor

6. Prevenção da obstipação

Não se esqueça que deve beber cerca de 2 litros de água por dia e consumir alimentos ricos em água para expelir do seu corpo todas as toxinas e manter o organismo devidamente hidratado.

Texto: Mafalda Mourão; Foto: D.R.

 

Leia a VIP sem sair de casa

Vivemos tempos de exceção, mas mesmo nestes dias em que se impõe o recolhimento e o distanciamento social, nós queremos estar consigo. Na impossibilidade de comprar a sua revista favorita nos locais habituais, pode recebê-la no conforto de sua casa, em formato digital, no seu telemóvel, tablet ou computador. . . .

Eis os passos a seguir:

1 - Aceda a www.lojadasrevistas.pt

2- Escolha a sua revista

3 - Clique em COMPRAR

4 - Clique no ícone do carrinho de compras e depois em FINALIZAR COMPRA

5 - Introduza os seus dados e escolha o método de pagamento

6 - Não tem conta PayPal? Não há problema! Pode pagar através de transferência bancária!

E está finalizado o processo! Continue connosco. Nós continuamos consigo.

 

 

Siga a Revista VIP no Instagram