Coronavírus
Como conciliar a parentalidade e o trabalho durante a quarentena

Nacional

Estas são as dicas perfeitas para conseguir conciliar a parentalidade e o teletrabalho durante o período de quarentena devido à pandemia de coronavírus.

Qui, 19/03/2020 - 17:40

 

A pandemia de coronavírus está a «obrigar» a maioria dos portugueses a trabalhar a partir de casa e, para muitos pais, a situação não está a ser fácil…

Com o isolamento social, as famílias estão resguardadas, mas é complicado conseguir trabalhar e dar atenção aos filhos em simultâneo, principalmente quando se trata de crianças pequenas.

Está a ter dificuldades em concentrar-se no trabalho devido aos seus filhos? Não se preocupe e mantenha a calma: a VIP tem algumas dicas para lhe dar!

1. Criar uma zona de trabalho

Em primeiro lugar, é importante criar uma zona de trabalho e explicar aos seus filhos que naquele sítio não pode haver barulho nem perturbações. É importante que as crianças percebam que, apesar de estar em casa, está a trabalhar e que precisa de se concentrar.

O ideal é criar esse espaço no escritório de sua casa ou, se não tiver, no seu quarto. Evite trabalhar em espaços comuns, como a cozinha ou a sala de estar. Vai ser mais difícil para os seus filhos compreenderem que não podem fazer barulho nem incomodar nessas divisões, onde habitualmente há convívio.

2. Pausas no trabalho

Durante as pausas do trabalho, aproveite para dar atenção aos seus filhos. Por exemplo, à hora de almoço, converse com eles, peça-lhes ajuda para ajudarem a confecionar a refeição ou para pôr a mesa. Essas tarefas domésticas vão ajudar a mantê-los entretidos.

3. Nunca quebrar hábitos e rotinas

Não deixe que os seus filhos se desleixem com o isolamento social. Mesmo que não haja previsão de saída de casa, obrigue-os a despir o pijama e a vestir roupa de rua, mesmo que seja mais confortável, como um fato de treino.

Não deixe os seus filhos passarem tempo excessivo em frente a televisões, telemóveis ou tablets. Obrigue-os a fazer alguns trabalhos lúdicos e escolares, para que não pensem que estão de férias. É importante manter as crianças cientes do que se está a passar, mas sem os deixar em pânico.

Caso haja a possibilidade de sair de casa, vá ao parque e permita que as crianças brinquem ao ar livre. Porém, evite o contacto com outras pessoas. Proteja os seus filhos e, quando regressar a casa, proceda às medidas de prevenção de contágio e desinfete bem as crianças.

4. Desafie as crianças

As crianças adoram ser desafiadas… e se houver uma recompensa, melhor! Uma vez que está a trabalhar e precisa de se concentrar, desafie os seus filhos a arrumar o quarto, ou a fazer tarefas escolares, e prometa-lhes um prémio tentador.

5. Ioga, meditação e pilates

O ioga, a meditação e os pilates não têm restrições de idade e podem ser feitos em qualquer lugar! Há imensos vídeos na internet que o podem ajudar a fazer este tipo de exercícios que são excelentes para promover a calma, o equilíbrio e a tranquilidade.

Tire uma hora do seu dia para praticar uma destas atividades com os seus filhos e ensine-os a relaxar. Este tipo de exercícios ajudam a manter a mente e o corpo sãos e pode ajudar a melhorar a concentração dos seus filhos.

Texto: Mafalda Mourão; Foto: D.R.

Siga a Revista VIP no Instagram