Controlar a fome
Os 4 truques para evitar comer em grandes quantidades antes de jantar

Nacional

A hora de chegar a casa antes de jantar é o momento em que mais fome temos. Descubra as dicas para controlar a fome e evitar comer demasiado antes da refeição principal da noite.

Qua, 11/09/2019 - 18:30

 Uma alimentação saudável e equilibrada é a base para manter o corpo e a mente sãos. Uma vez que «somos aquilo que comemos» é fundamental ter atenção às necessidades do nosso corpo e não saltar refeições.

Segundo os especialistas, deve-se fazer várias refeições equilibradas durante o dia: pequeno-almoço, lanche a meio da manhã, almoço, lanche a meio da tarde e jantar. Porém, nem sempre é possível fazer estas refeições devido à falta de tempo e é aí que as pessoas cometem grandes erros: depois de um dia cansativo de trabalho, há a tendência de chegar a casa e «matar a fome» antes do jantar. No entanto, a escolha de alimentos inadequados e as quantidades desmedidas levam a um excessivo consumo de calorias que vão refletir-se no peso.
 
O nosso consumo calórico deve ser bem distribuído e devemos respeitar os intervalos de trabalho ao longo do dia para fazer uma refeição saudável e equilibrada, seja ela a principal ou um pequeno snack para evitar ficar horas sem comer. 

A fome que se sente no final do dia pode ser ingrata e desconfortável, não só porque ainda é cedo para jantar como também porque já é tarde para fazer um lanche. Segundo a nutricionista Catarina Sofia Correia da Clínica Tejo Saúde, o primeiro fator a analisar nesse momento é tentar perceber se sentimos fome ou se é apenas vontade de comer, normalmente associada ao stress e ao cansaço.

É importante relaxar e tentar descansar o corpo. Se de facto tiver fome é sinal de que não respeitou as refeições que deveria ter feito ao longo do dia. Descubra as dicas da nutricionista Catarina Sofia Correia para evitar a fome antes do jantar.

1 Comer várias vezes ao dia

Faça várias refeições durante o dia e evite grandes períodos de jejum, tentando respeitar, se possível, intervalos de 3 horas entre elas. 

2. A hora da sopa

Antecipe a hora da sopa. A sopa deve fazer parte de uma refeição principal completa, mas, ao contrário do que se faz, esta não tem que ser consumida imediatamente antes do prato principal. Se preparar sopa para vários dias, quando chegar a casa pode aquecer um prato de sopa e comê-lo. É mais saudável do que comer pão ou bolachas e enche mais. 

3. Antecipar a hora de jantar

Se for possível, antecipe a hora de jantar. Se sentir fome mais tarde, pode sempre fazer uma pequena ceia, leve e saudável. 

4. Lanche da tarde

Faça um segundo lanche da tarde. Coma uma peça de fruta ou um punhado de frutos secos. O queijo fresco e os iogurtes também são opções saudáveis para o segundo lanche. Outra opção pode ser ir «petiscando» os legumes e vegetais lavados, em cru, enquanto está a preparar o jantar.

Texto: Redação Win/Conteúdos Digitais; Fotos: DR 

Siga a Revista VIP no Instagram