Diz-se que a gravidez é a fase mais bonita na vida de uma mulher e para Cleia Almeida e Flávia Gusmão é, pelo menos, uma fase cheia de peculiaridades, que se transformou na temática artística ideal.

As duas atrizes tiveram a ideia de levar aos palcos uma peça de teatro representada exclusivamente por mulheres prestes a dar à luz. E assim foi. A elas se juntaram Ana Cloe, Joana Seixas, Katrin Kaasa e Vera Kolodzig que pensaram em conjunto, coproduziram e interpretaram uma peça que intitularam Consegues Ver os Teus Pés?.

Ao longo de quatro efémeras noites, as atrizes apresentaram ao público do Teatro Taborda, em Lisboa, um espetáculo divertido, mas com uma mensagem verdadeira e importante. Uma reflexão sobre a forma como é encarada a gravidez no meio profissional, quer seja artístico, quer não.

“Estar grávida não é impeditivo de nada, mas quando se está num processo desta natureza, quando estamos grávidas, temos de ter condições especiais. Basta as pessoas abrirem um pouco mais as mentalidades e perceberem que tudo é adaptável às circunstâncias em que estamos a trabalhar. E, muitas vezes, há essa falta de sensibilidade para com as grávidas em geral.", conta Joana Seixas, que, às 30 semanas de gravidez, é a única que se prepara para ser mãe pela segunda vez.

O objetivo prende-se, exatamente, com o facto de mostrar que tudo continua a ser possível quando uma mulher está grávida, embora com ajustes e com os sentimentos à flor da pele.

Estas mulheres são diferentes em tudo, mas têm em comum a profissão, a gravidez e a vontade de mostrar que uma mulher não perde capacidades nem competências pelo facto de estar grávida. Cumprida esta missão, o brilho no olhar das seis atrizes é indiscutível e a vontade de continuar a aproveitar a gravidez é enorme.

Leia a notícia completa na edição nº 881 da revista VIP.

Texto: Laura Ribeiro Santos; Fotos: Bruno Peres

Siga a Revista VIP no Instagram