Cristina Ferreira
Como a apresentadora gasta ordenado milionário

Nacional

Ganha 25 mil euros por mês. Diz-se “poupada” e “forreta”, mas vive rodeada de luxos e oferece prendas caras ao filho

Sex, 12/10/2012 - 00:00

 Diz que não nasceu num berço de ouro e que é uma pessoa “poupada”. Porém, a noção de contenção de Cristina Ferreira é um bocadinho diferente da do português comum. A apresentadora do Você na TV!, da TVI, aufere por mês cerca de 25 mil euros. “Apesar de eu saber que tenho uma vida muito facilitada comparada com a maior parte dos portugueses, e que não me posso queixar da mesma maneira, só posso estar solidária. Vejo muitas famílias já envergonhadas porque passam fome. Isso atormenta-me muito porque é recuar 30 anos no desenvolvimento de Portugal e faz-me confusão. Tento ajudar as pessoas que me são mais próximas, ajudamos no Você na TV! com mudanças que proporcionamos, com empregos que às vezes arranjamos. Mas é uma pequena ajuda num lago em que se está a afundar muita gente. Fico muito triste”, disse à VIP na passada semana, depois do anúncio de aumento do IRS anunciado pelo Governo.

O seu ordenado avultado tem passado intocável apesar dos cortes orçamentais e das reduções de salários que a estação de Queluz de Baixo efetuou. “Não me foi pedido nada diretamente. Sei e percebo que qualquer empresa está a passar por dificuldades, portanto, se a empresa para a qual trabalho precisar mais de mim, estou cá para isso. Se houve ou não cortes, não digo”, disse a apresentadora numa entrevista.

Semelhante sorte parecem ter tido Fátima Lopes e Manuel Luís Goucha – que ganham 35 e 40 mil euros, respetivamente –, que também não viram o salário diminuído. O colega de Cristina Ferreira já explicou porquê: “Se uma televisão paga bem a um apresentador é porque tem retorno – ninguém dá dinheiro só por dar. Há nomes no mercado que dão muito dinheiro a ganhar em publicidade às estações em que trabalham. Os salários medem-se pela rentabilidade que as estrelas dão às estações. As audiências não são tudo: há figuras que geram publicidade”, disse, concluindo que “eu e a Cristina Ferreira damos muito dinheiro a ganhar à TVI”.

Cristina Ferreira não fala sobre o que ganha, mas sabe que faz parte de um leque restrito de pessoas que são pagas a peso de ouro. “Sinto-me uma privilegiada, como é óbvio. Mas sempre fiz cortes. Eu nasci e cresci, não posso dizer com pouco, mas de uma foram remediada. Portanto, sempre soube que era do trabalho que vinha o sustento e que era preciso trabalhar muito para conseguir isso. Desde miúda sempre poupei.

Apesar de dizer frequentemente que é “poupada” e “forreta”, a verdade é que a apresentadora gere bem a sua “fortuna”, no sentido de ter vários luxos na sua vida. “Sou muito poupada, tenho o meu pé-de-meia muito recheadinho e pronto para qualquer coisa que possa acontecer. Hoje em dia, faço algumas extravagâncias, quando compro uns sapatos mais caros, ou alguma coisa, porque sei que o posso fazer”, afirma, adiantando que o facto de ter uma loja de roupa – a Casiraghi Forever – é uma ajuda quando se trata de ter os últimos itens da moda. “Gasto muito menos dinheiro. Tenho um guarda-roupa gigante com tudo escolhido por mim.”

Mas, afinal, como é que ela gasta o salário? Tal como a VIP publicou em primeira mão, as férias de verão da cara da TVI foram passadas na exclusiva – e cara – zona de Saint-Tropez, no sul de França, onde uma noite num qualquer hotel chega facilmente aos 1000 euros. A apresentadora esteve lá cinco dias com o filho, Tiago, e explicou, mais uma vez, que só gasta dinheiro em férias porque pode. “Para mim era impensável pedir um crédito para ir de férias e houve muita gente que o fez. Nós tivemos muita gente que não soube gerir a própria casa e agora estamos todos a pagar também pelos erros que os governos foram cometendo”, comentou no dia em que Vítor Gaspar anunciou o aumento nos impostos.

Contudo, não é só em viagens que a estrela do quarto canal investe dinheiro. De facto, basta olhar para fotografias de Cristina Ferreira para perceber que tudo na sua imagem é de valor. Neste dia em que a VIP a encontrou na zona onde mora, a apresentadora tinha um visual que em Inglaterra seria apelidado de casual but well, vestindo uns calções verde tropa que combinou com uma T-shirt preta e umas botas Veste Couture – a loja exclusiva na Rua Castilho. A completar o conjunto, Cristina usava uns óculos modelo Aviator, da Ray-Ban, cujo preço ultrapassa os 120 euros, e ao ombro ostentava a mala com que muitas mulheres sonham. A Chanel 2.55 faz as delícias dos “fashionistas” de todo o Mundo e o preço pode variar entre os 1900 euros, se for o modelo pequeno, e os 3400, se for o jumbo. Porém, não é apenas esta mala de culto que a anfitriã de A Tua Cara Não Me É Estranha possui. Cristina é também dona de uma Louis Vuitton, do modelo Neverfull, cujo preço vai dos 525 aos 585 euros. Dentro destes modelos glamorosos não faltam o iPhone nem o iPad, gadgets da Apple com preços que podem ir desde os 550 até aos 800 euros, respetivamente. Já nos pés é conhecido o seu gosto por sapatos Louboutin, cujo valor de cada par ronda os 850 euros. Outro bem de luxo que não passa despercebido é o carro que Cristina conduz. O Classe E 350 CDI Cabrio prateado da Mercedes pode ser comprado por um preço que pode variar entre os 59 mil euros, na versão base, e os 108 mil com extras.

No entanto, não é apenas consigo que Cristina Ferreira gasta dinheiro. Tiago, de quatro anos, a luz dos seus olhos, também é muito mimado pela mãe. No dia em que a VIP a encontrou, pôde verificar isso mesmo. Talvez por ter entrado na escola, Tiago recebeu da mãe um brinquedo – Funland Farm Set – cujo valor ronda os 33 euros. Antes de receber o presente, o menino andava divertido com um tablet para crianças, que pode ser comprado nas lojas Imaginarium por 299 euros. Apesar das prendas para Tiago, Cristina Ferreira tem a preocupação de o ensinar a poupar. “Quando quer andar naqueles carrinhos com moeda, ele sabe que só tem uma moeda. Estou a passar-lhe aquilo que os meus pais me ensinaram. Isto vai ficando lá e um dia vai saber gerir o orçamento.” Afinal, como diz o ditado, é de pequenino que se torce o pepino.

Texto: Sónia Salgueiro Silva; Fotos: Impala

Siga a Revista VIP no Instagram