Coisas de Natal
Como escolher o bacalhau perfeito e impressionar a família?

Nacional

Estamos a duas semanas do Natal e dentro de poucos dias começa «a corrida ao bacalhau». A questão que se coloca é: Como escolher o bacalhau perfeito e impressionar a família?

Qua, 11/12/2019 - 8:30

Estamos a duas semanas do Natal e dentro de poucos dias começa «a corrida ao bacalhau». A questão que se coloca é: Como escolher o bacalhau perfeito e impressionar a família? 

Estivemos à conversa com João Bernardo, dono da empresa de revenda de bacalhau João B. M. Inês, Unipessoal, com sede em Vila Chã de Ourique, Cartaxo, que nos contou tudo.  

«As pessoas costumam fazer uma grande distinção entre os bacalhaus. Isso à partida está errado, uma vez que é impossível saber por onde ele andou», começa por dizer o empresário.

«No entanto, o da Islândia é o melhor. Por norma, o que é pescado nesse país passa por um tempo maior de secagem e de sal (entre um a dois meses), tornando-o mais saboroso. Lá o bacalhau é pescado à linha e não por arrastão, o que também faz com que seja melhor. É distinguido com o selo de pesca sustentável», continua.

Questionado sobre qual o melhor tipo de bacalhau, João Bernardo não tem dúvidas na resposta: «O Bacalhau Imperial da Islândia».

A cor ideal do bacalhau na hora da escolha

Na hora de escolher do bacalhau para o jantar da consoada, são muitas as dúvidas que se colocam. Uma delas diz respeito à cor do peixe. O empresário esclarece: «Muitas pessoas pensam que o bacalhau branco é o melhor, mas não é. Deve ser da cor do trigo. Será saboroso, de certeza. O branco significa que não esteve no sal tempo suficiente. Não lasca e depois de cozido, parece pescada».

3 truques para comprar o bacalhau perfeito

Para além da cor, João Bernardo revela ainda três truques que lhe vão dar muito jeito. «O bacalhau perfeito» escolhe-se da seguinte forma:

  1. «Deve carregar no lombo e o dedo não deve ficar marcado»;
  2. «Pegue no bacalhau pela cabeça. Se não dobrar, é bom. Se dobrar, significa que tem muita água e que não secou devidamente»;
  3. «Deve notar que este seja compacto».

Depois de comprado, deve lavar o bacalhau duas ou três vezes. Depois, deve demolhá-lo em água fria. O tempo de demolha tem a ver com o tamanho e com o quão salgado se quer o peixe. Em média, ele deverá ser demolhado durante cerca de 48 horas, mudando três vezes a água nesse período.  

Votos de boas compras e um feliz Natal! 

Texto: Ivan Silva; Foto: DR

Siga a Revista VIP no Instagram