Coincidência infeliz na Catedral de Notre Dame
Filme da Disney previu a tragédia há mais de 20 anos

Internacional

Vinte e três anos depois de a Disney ter lançado o filme «O Corcunda de Notre Dame» dá-se a tragédia prevista no filme de animação infantil.

Ter, 16/04/2019 - 13:30

A cidade de Paris ficou em estado de sítio esta segunda-feira, 15 de abril, quando pelas 18h50 um incêndio deflagrou na catedral de Notre Dame, um dos locais mais emblemáticos da cidade francesa. Embora este incêndio tenha apanhado desprevenidos os franceses, é certo que esta não é a primeira vez que a catedral sofre com o poder do fogo e das chamas.

Em 1996, a Disney lançava O Corcunda de Notre Dame, que, na altura, foi um dos filmes de animação mais vistos pelos mais novos, mas que apaixona em qualquer idade. Passaram-se precisamente 23 anos desde que, numa das cenas finais, Quasimodo, a personagem mítica que habitava na catedral, derruba lava pela igreja para impedir a entrada dos invasores. Esta acabou por ser uma das cenas mais marcantes do mítico filme que agora vê quase ser tornada realidade a cena que criou.

Ainda assim, Victor Hugo, o verdadeiro autor do livro que foi publicado em 1831, referia que num determinado momento, Notre Dame iria viver de perto um incêndio, tal como veio a ser constatado esta segunda-feira, 15 de abril.

Toda esta tragédia que tomou de assalto Paris fez com que a obra original chegasse a um número de vendas bastante elevado na plataforma Amazon.

Depois do remake feito com o filme de animação infantil, Jumbo, também O Corcunda de Notre Dame vai voltar a ser produzido pela Disney, mas desta vez com personagens reais.

O milagre que fica por explicar

Segundo as informações avançadas pelos órgãos de comunicação franceses, grande parte do telhado terá ruído devido às chamas, causando vários estragos no interior da igreja. Ainda assim, houve uma zona que ficou totalmente intacta. O altar e o crucifixo sobreviveram milagrosamente à invasão das chamas e a toda a onda de destruição que existia à sua volta. Os franceses chegaram já a intitular este acontecimento como «Milagre da Páscoa».

Veja aqui as imagens aterradoras do interior da igreja.

Texto: Redação WIN - Conteúdos Digitais; Fotos: Reuters e DR

Siga a Revista VIP no Instagram