Cinema
Ataque de pneumonia mata Michael Gambon, ator da saga Harry Potter

Internacional

Michael Gambon, ator que deu vida a Dumbledore em Harry Potter, morre após ataque de pneumonia.

Qui, 28/09/2023 - 20:00

Morreu Michael Gambon, ator que é imediatamente associado a Harry Potter. O irlandês, de 82 anos, deu vida a Albus Dumbledore na famosa saga cinematográfica e a notícia da sua morte foi avançada pela família. “Amado marido e pai, Michael morreu pacificamente no hospital com a sua esposa Anne e o seu filho Fergus ao lado da sua cama, após um ataque de pneumonia”, pode ler-se no The Guardian.

Leia ainda: Tatuagem de Cara Delevingne causa polémica por “erro” de escrita e nudez excessiva

Incêndio mata noivos, e outras 112 pessoas, no dia do casamento

“Pedimos que respeitem a nossa privacidade neste momento doloroso e agradecemos as mensagens de apoio e amor”, acrescenta a nota. Michael Gambon assumiu o papel de professor de Harry Potter em 2020, após a morte de Richard Harris, o primeiro a dar vida a Dumbledore. Nascido na Irlanda a 19 de outubro de 1940, emigrou para o Reino Unido com apenas cinco anos. Deixou de estudar aos 15 e, ao contrário de muitos atores da sua geração, não teve qualquer formação na área.

Título de Sir atribuído por Isabel II

A entrada no mundo da representação fez-se enquanto construtor de cenários. Seguiu-se a experiência acumulada em produções amadoras. Bem como papéis secundários no Unity Theatre e no Tower Theatre, em Londres. A carreira transformou-se num caso de sucesso e acabou por ser agraciado com o título de Sir pela falecida rainha Isabel II.

Texto: Bruno Seruca
Fotos: IamIrishwikiuser/Wikipedia

Siga a Revista VIP no Instagram