Chuva de estrelas
5 dicas para garantir que não perde nada

Viagens

No próximo sábado, dia 12 de agosto, a terra vai ser palco de um verdadeiro espectáculo. Eis 5 dicas para garantir que, este ano, vê realmente a chuva de estrelas.

Qui, 10/08/2017 - 15:47

Todos os anos, por volta da primeira quinzena de agosto, a terra passa por uma zona onde se encontra o rasto do cometa Swift-Tuttle. Este encontro é o que faz com que inúmeras partículas colidam com a atmosfera da terra e criem o que chamamos de “chuva de estrelas“.

Apesar de não ser um fenómeno supostamente difícil de ver a olho nu, devido às luzes da cidade, à poluição, entre outros factores, a verdade é que muitas vezes acabamos por ficar literalmente a olhar para o nada.

Este ano, não desista! A VIP deixa-lhe 5 dicas para garantir que não perde um dos espectáculos naturais mais belos do universo.

1. Procure um local ao ar livre, na natureza de preferência, sem candeeiros de rua, de casas ou de carros. Não é tão complicado como parece. Procure no Google Maps um descampado perto da sua casa, garanta apenas que é um local seguro para se dirigir à noite.

2. Se estiver numa cidade e não puder afastar-se das luzes da urbe, encontre o rooftop mais alto da sua localidade e não pense duas vezes. Entre esplanadas de cafés e terraços de amigos, não se esqueça que quanto mais alto, melhor verá o céu.

3. Certifique-se que o lugar que escolhe tem o horizonte a Norte, sem obstáculos.

4. Descarregue uma aplicação para identificar as constelações no céu. Esta chuva de estrelas acontece entre a constelação de Perseus e a constelação Cassiopeia. Se souber para onde deve olhar, mais probabilidades tem de realmente ver o fenómeno.

5. Não se esqueça de levar uma manta. Depois de tantos esforços e cuidados, o quão frustrante seria se desistisse de ver a chuva de estrelas porque está cheio de frio.

Siga a Revista VIP no Instagram