Casados à primeira vista
SIC alvo de processo e arrisca multa de 150 mil euros

Nacional

A ERC instaurou um processo contra a SIC que arrisca multa de 150 euros. Em causa está exibição de imagens onde concorrentes de Casados à Primeira têm «comportamentos de risco».

Sáb, 28/03/2020 - 19:30

SIC arrisca multa de 150 mil euros por causa de umas imagens que passaram em Casados à Primeira Vista.

O regulador dos media instaurou um processo contra a SIC. Em causa está o diário exibido a 11 de dezembro de 2019, no qual é possível ver quatro concorrentes de Casados à Primeira Vista a passearem numa zona interdita do Cabo da Roca.

No documento, disponível no site do regulador, a SIC argumenta que estas imagens foram captadas pelos próprios concorrentes, mas admite que a exibição das mesmas deveria «ter sido acompanhada da difusão permanente de um identificativo visual apropriado e de não ter tido lugar apenas entre as 22 horas e 30 minutos e as 6 horas.»

Casados à Primeira Vista emitiu imagens no Cabo da Roca

A estação de Paço de Arcos questiona também «que estes escassos minutos de emissão sejam suficientes para que um programa de audiência fundamentalmente familiar passe a ser considerado suscetível de influir de modo negativo na formação da personalidade de crianças e adolescentes» e assinala que este é «inquestionavelmente um caso isolado na programação do Casados à Primeira Vista»

A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) considera que, no episódio em causa, exibido num horário onde é forte a presença de crianças e jovens, «não se evidencia nas imagens em causa qualquer intento pedagógico ou de reprovação face aos comportamentos potencialmente perigosos protagonizados pelos dois casais [Bruno e Tatiana, Inês e Hugo], facto que se amplifica por se tratar de um programa contemporâneo e realista, o que dificulta o distanciamento que crianças e adolescentes podem desenvolver perante tais conteúdos».

Assim, o regulador decidiu instaurar um processo contra a SIC. A contra-ordenação grave pode ir dos 20 mil euros até aos 150 mil euros, de acordo com o artigo 76º da Lei da Televisão.

Veja ainda: Bruno e Tatiana de Casados à Primeira Vista estão novamente juntos

 

Leia a VIP sem sair de casa

Vivemos tempos de exceção, mas mesmo nestes dias em que se impõe o recolhimento e o distanciamento social, nós queremos estar consigo. Na impossibilidade de comprar a sua revista favorita nos locais habituais, pode recebê-la no conforto de sua casa, em formato digital, no seu telemóvel, tablet ou computador. . . .

Eis os passos a seguir:

1 - Aceda a www.lojadasrevistas.pt

2- Escolha a sua revista

3 - Clique em COMPRAR

4 - Clique no ícone do carrinho de compras e depois em FINALIZAR COMPRA

5 - Introduza os seus dados e escolha o método de pagamento

6 - Não tem conta PayPal? Não há problema! Pode pagar através de transferência bancária!

E está finalizado o processo! Continue connosco. Nós continuamos consigo.

 

 

Texto: Raquel Costa | Fotos: D.R.

Siga a Revista VIP no Instagram