Casa Pia
Tudo o que ficou por conta durante todo o processo

Nacional

O escândalo da Casa Pia rebentou em setembro de 2002 quando a mãe de um jovem aluno apresentou queixa de abusos sexuais.

Seg, 02/07/2018 - 19:00

O escândalo da Casa Pia é um dos processos mais polémicos que envolveu várias personalidades de todas as áreas em Portugal.

A 25 de novembro de 2002 marca a data em que foi feia a primeira detenção. Carlos Sílvino, conhecido como Bibi, era um antigo funcionário da instituição, e estava responsável por «angariar» jovens alunos para certas e determinadas «pessoas conhecidas».

«Ele angariava meninos da Casa Pia», afirma Teresa Costa Macedo, Secretária de Estado da Família na altura.

Poucos dias depois, a 28 de novembro de 2002, é Bagão Félix, Ministro da Segurança Social e do Trabalho, vem a público desmentir tudo o que Teresa Costa Macedo diz estar descrito em relatório.

«Queriam que acusasse o seu cliente de ter abusado da minha pessoa»

Carlos Cruz foi uma das figuras conhecidas que viu o seu nome envolvido no processo, tendo sido detido a 1 de fevereiro de 2003, após terem sido tidas em conta as declarações iniciais de Teresa Costa Macedo reveladas desde os anos 80.

Mais tarde, a «suposta aluna», Fernanda Teresa, revela no seu depoimento ter sido paga para mentir e acusar Carlos Cruz.

Veja estas e outras declarações na primeira parte de uma grande reportagem que conta o que ficou por dizer no Processo Casa Pia.

Siga a Revista VIP no Instagram