Carolina Patrocínio
Revolta-se contra medidas da DGS: “Muito giro enviarem crianças para casa”

Nacional

Carolina Patrocínio foi informada de que a filha do meio, Carolina, de três anos, teria de ficar em isolamento e decidiu mostrar o que pensa sobre as medidas da DGS

Qua, 22/09/2021 - 10:42

Carolina Patrocínio é mãe de quatro filhos e, após lidar com os dois últimos anos de regras e quarentenas impostas pela Direção-Geral de Saúde para fazer frente à pandemia da covid-19, decidiu mostrar aos seguidores o que pensa. 

A apresentadora, de 34 anos de idade, usou o Instagram para partilhar uma fotografia com uma das filhas do meio, Carolina, de três anos, que veio para casa após aparecer um caso positivo na escola. Sentada ao lado da menina no sofá, Carolina Patrocínio escreveu, em tom de ironia: “Muito giro isto de enviarem centenas de crianças (cheias de saúde) para casa ver televisão em quarentenas intermináveis”.

Neste ano letivo, a DGS reviu as medidas e tornou-as mais flexíveis. Ainda assim, existem sempre casos em que é necessário fazer o isolamento das crianças. Agora, os contactos considerados de baixo risco ou que testem negativo devem regressar à escola.

Os casos são sempre analisados individualmente. “A Autoridade de Saúde territorialmente competente, de acordo com a avaliação do risco, informa o caso, os contactos de alto e baixo risco e o estabelecimento de
educação e/ou ensino sobre as medidas individuais e coletivas a implementar.” Estas medidas são “isolamento profilático no domicílio e vigilância clínica”.

Encerramento de turmas ou escolas apenas em caso de surto

Por parte da escola tem de haver: “limpeza e desinfeção das superfícies e ventilação dos espaços mais utilizados pelo caso possível, provável ou confirmado, bem como da área de isolamento, acondicionamento dos resíduos produzidos pelo caso possível, provável ou confirmado em dois sacos de plástico, resistentes, com dois nós apertados, preferencialmente com um adesivo/atilho e colocação dos mesmos em contentores de resíduos coletivos (nunca em ecopontos)”.

Se existir um surto de covid-19, as autoridades de saúde podem determinar o encerramento de uma ou mais turmas ou zonas da escola, ou de todo o estabelecimento de ensino.

Texto: Mariana de Almeida; Fotos: Reprodução Instagram

Siga a Revista VIP no Instagram