Bolo de castanhas
A receita ideal para este São Martinho

Culinária

Celebre o Dia de São Martinho com esta sobremesa deliciosa!

Dom, 15/11/2020 - 07:30

Bolo de castanha

 

12 fatias

Médio

1 h 20 min.

Frigorífico: 3 dias

Congelador: 15 dias

Ingredientes:

RECHEIO:

 2 kg de castanhas

2 paus de canela

1 c. (de café) de erva-doce

800 g de açúcar

3 dl de água

MASSA:

5 ovos

250 g de açúcar

5 c. (de sopa) de óleo

5 c. (de sopa) de água

200 g de farinha

1 c. (de café) de fermento em pó

50 g de miolo de noz picado

manteiga para untar

farinha para polvilhar

CARAMELO:

80 g de açúcar

água q.b.


Preparação:

1- Lave as castanhas e faça-lhes um golpe em cada uma. Coloque-as num tacho, cubra-as com água e tempere com sal, os paus de canela e a erva-doce. Deixe cozer por 15 minutos. Escorra e descasque-as, reserve algumas inteiras e, às restantes, triture. Reserve.

2- Misture o açúcar com a água e deixe levantar fervura. Junte o puré de castanha e deixe cozinhar, em lume brando, até formar um creme brilhante e cremoso. Retire do lume e deixe arrefecer.

3- Unte uma forma redonda, de 20 cm, com manteiga e polvilhe-a com farinha. Ligue o forno a 180° C. Bata as gemas com o açúcar e adicione o óleo e a água morna. Continue a bater e envolva-lhe a farinha e o fermento. Polvilhe com o miolo de noz. Bata as claras em castelo e acrescente ao preparado anterior.

4- Verta a massa na forma e leve a meio do forno,por 40 minutos. Deixe arrefecer e corte o bolo, na horizontal, em três camadas. Monte o bolo sobre um prato fazendo camadas alternadas de bolo e creme. Coloque o creme restante num saco de pasteleiro, de boquilha frisada, e decore o bolo.

5- Leve ao lume o açúcar com uns pingos de água e deixe ferver, até obter caramelo. Passe as castanhas reservadas, uma a uma, por este caramelo e retire com um garfo. Coloque sobre uma bancada, untada com óleo e deixe solidificar. Depois de frias, coloque-as sobre o bolo.

Veja mais receitas com castanhas aqui: Cozinhar Sem Stress 

 

Siga a Revista VIP no Instagram