Bobi
Morreu mesmo com 31 anos? Guiness está a investigar

Nacional

Bobi foi distinguido pelo Guiness como o cão mais velho do mundo. Mas será que tinha mesmo 31 anos? Os veterinários têm dúvidas.

Seg, 30/10/2023 - 14:00

Bobi foi distinguido pelo Guiness World Records como o cão mais velho do mundo, tendo morrido no passado dia 21 de outubro com alegadamente 31 anos. Contudo, a idade do rafeiro alentejano foi posta em causa pelos veterinários que pedem provas ao Guiness. Isto porque 31 anos equivale a um humano viver mais do que 200 anos.

Danny Chambers, veterinário no Colégio Real de Médicos Cirurgiões, no Reino Unido, garante: “nem um único colega veterinário acredita que o Bobi tenha realmente 31 anos. Isto é o equivalente a um homem viver mais de 200 anos o que, com as nossas capacidades médicas atuais, é completamente implausível”. Ao  The Guardian, acrescentou: “Alegações extraordinárias requerem evidência extraordinárias e nenhuma evidência concreta foi providenciada para provar a sua idade”.

Por fim, remata ainda que espera que o Guiness publique provas para que se mantenha a credibilidade na organização. O porta-voz dessa autoridade garantiu também à imprensa estrangeira que “está a par das questões em torno da idade de Bobi “.

Nas redes sociais também há duvidas sobre idade do Bobi

Não são só os veterinários! Nas redes sociais há quem duvide que o animal de estimação tenha chegado mesmo aos 31 anos. Isto porque nas fotografias tiradas supostamente em 1999, Bobi aparenta ter as patas de cor diferente das do animal que surge nas fotos mais recentes.

Contudo, a questão da idade exacta é complicada de obter, visto que pode não ser precisa nos registos clínicos, porque se baseia na informação dos donos. Além disso, fala-se na possibilidade de terem substituído o cão após a morte, para evitar o luto do dono.  Leonel Costa garantiu que tinha oito anos quando resgatou o animal de ser abatido e que o escondeu até ser descoberto pelos pais.

Leia ainda: ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO – SAIBA COMO PROTEGER OS PATUDOS NAS ESTAÇÕES MAIS FRIAS

Texto: Maria Constança Castanheira; Fotos: Redes Sociais

Siga a Revista VIP no Instagram