Blackout Tuesday
O mundo une-se contra o racismo e a internet pinta-se de negro

Internacional

Redes Sociais ficam cobertas de imagens pretas em forma de protesto contra o racismo

Ter, 02/06/2020 - 17:10

Se esta terça-feira, dia 2 de junho, acordou e encontrou o feed do Instagram cheio de imagens pretas, é normal. Acontece que hoje a Internet uniu-se para prestar uma homenagem aos negros e à discriminação que sentem diariamente, num movimento anti-racista. Para aderir é simples: basta publicar uma imagem completamente preta, com as hashtags «blacklivesmatter» e «blackouttuesday».

Desta forma, pretende-se fazer uma espécie de protesto contra o racismo e violência policial nos Estados Unidos da América. Black Lives Matter é um movimento que nasceu na América e que tem organizado manifestações e protestos desde a morte de George Floyd, o homem negro de 46 anos que foi assassinado por um polícia branco durante operação na última segunda-feira.

Num vídeo que caiu na Internet, é possível ver Floyd algemado, com dificuldades em respirar, e um polícia ajoelhado em cima do seu pescoço, após a detenção por alegadamente usar uma nota falsificada de 20 dólares. Imobilizado, o homem pediu por ajuda. «Eu não consigo respirar», foram as suas últimas palavras. Esta frase tornou-se popular, tendo sido utilizada esta semana em protestos nos EUA.

Esta ideia do Blackout Tuesday surgiu por elementos da indústria da música e está a ser amplamente difundida por todo o mundo. E não se fica apenas pelas redes sociais. Também na música, esta terça-feira não serão feitos lançamentos musicais, bem como é impossível vender ou comprar ítens. Por exemplo, a aplicação de música Spotify resolveu adicionar 8 minutos de 45 segundos de silêncio em algumas playlists e podcasts.

Famosos aderem a ‘apagão’

Foram várias as figuras públicas internacionais e portuguesas que aderiram a esta causa. Georgina Rodríguez, Mafalda Castro, Sara Barradas, Cláudia Vieira, Mariama Barbosa ou David Carreira são apenas alguns desses exemplos.

Percorra a galeria e veja as imagens!

Texto: Inês Borges; Fotos: Reprodução Instagram

 

Leia a VIP sem sair de casa

Vivemos tempos de exceção, mas mesmo nestes dias em que se impõe o recolhimento e o distanciamento social, nós queremos estar consigo. Na impossibilidade de comprar a sua revista favorita nos locais habituais, pode recebê-la no conforto de sua casa, em formato digital, no seu telemóvel, tablet ou computador. . . .

Eis os passos a seguir:

 

1 – Aceda a www.lojadasrevistas.pt

2 – Escolha a sua revista

3 – Clique em COMPRAR ou ASSINAR

4 – Clique no ícone do carrinho de compras e depois em FINALIZAR COMPRA

5 – Introduza os seus dados e escolha o método de pagamento

6 – Pode pagar através de transferência bancária ou através de MB Way!

E está finalizado o processo! Continue connosco. Nós continuamos consigo.

 

 

Siga a Revista VIP no Instagram