Big Brother Famosos
O passado de miséria de Fernando Semedo: “Houve muitos dias em que passámos fome”

Nacional

Fernando Semedo apresentou a sua Curva da Vida na última gala do Big Brother Famosos e recorda passado de miséria: “Houve muitos dias em que passámos fome”

Seg, 11/04/2022 - 10:36

Fernando Semedo foi o protagonista da Curva da Vida do Big Brother Famosos deste domingo, 10 de abril, e emocionou muitos dos que assistiam ao momento, inclusive os colegas da casa. O chef, de 31 anos, falou de temas como a violência doméstica, a pobreza e o facto de ter ficado sozinho com os irmãos – todos jovens – depois da mãe ter sido presa.

Fernando começou por contar que nasceu no bairro do Prior Velho, em Lisboa, e, incialmente, viveu numa casa com poucas condições. “Era um bairro de lata. Mas éramos muito felizes”, começou por dizer, destacando que a habitação tinha o chão em cimento e “não havia azulejos”. Mais tarde, a família mudou-se para o Miratejo, na Margem Sul, e conseguiu ter um lar “em condições pela primeira vez”.

Fernando Semedo: “houve muitos dias em que passámos fome”

Quando o concorrente do Big Brother Famosos tinha 11 anos, os pais separaram-se. Recordando os episódios de violência doméstica de que a mãe sofria às mãos do pai: “Ela saiu de casa e ficámos a viver com o meu pai.” No ano seguinte, o progenitor de Fernando emigra e a minha mãe regressa a casa, mas depara-se com um problema: e as rendas da casa não estavam a ser pagas. “Chegou a ter cartas de despejo, houve muitos dias em que passámos fome (…) “Aos quatro anos já fritava batatas, já estrelava um ovo. Não era cozinhar por gosto, mas por necessidade”, frisou.

Fernando dedicou-se ao atletismo e chegou a ser atleta de alta competição, deporto que teve de abandonar na sequência de uma lesão.  Acabou por se dedicar à cozinha, área onde se formou. A mãe arranjou entretanto um namorado. “Ao fim de um ano, ele é preso por tráfico. A minha mãe teve aproximadamente oito anos a acompanhá-lo, há um dia em que o foi visitar e não dá notícias”. Tinha sido detida também.

Fernando Semedo: “Não a julgo, vou sempre amá-la e protegê-la”

“O namorado da minha mãe continuou a fazer tráfico e um guarda esteve envolvido no esquema. A minha mãe foi apanhada e esteve cinco anos presa”, contou Fernando Semedo que, tal como os irmãos, ficou desamparado: “Ficámos sozinhos. Não a julgo, vou sempre amá-la e protegê-la em tudo o que eu conseguir”, garante o chef que nunca percebeu, nem quer saber, se a mãe esteve ou não envolvida em esquemas ilícitos.

Em 2016, “farto de trabalhar para os outros”, Fernando criou o The Cookie Cake, estando certo de que faz o “melhor bolo de bolacha do mundo”. Com uma relação com Salomé, o concorrente deseja ser pai de uma menina em breve.

Texto: Carla S. Rodrigues; Fotos: Redes sociais

Siga a Revista VIP no Instagram