Big Brother
Estas são as expressões que mais ficaram no ouvido nesta edição

Nacional

São estas as palavras do vocabulário dos participantes que ficam para a história

Dom, 02/08/2020 - 18:00

Desde o primeiro dia do Big Brother, que começou com a versão Zoom a 26 de abril, que várias palavras do vocabulário dos participantes saltaram à vista. Passadas 14 semanas, essas palavras ultrapassaram o pequeno ecrã e, como seria de esperar, correm a boca dos espectadores.

Iury foi uma das que mais contribuiu, dizendo regulamente como «ó filha/o», «podre» e «eita», esta última uma interjeição típica do nordeste no Brasil que exprime satisfação ou espanto. Também Ana Catharina, nascida neste país, contribuiu para o leque, vulgarizando, por exemplo, a abreviatura «mara» do adjetivo «maravilhoso».

Mas não só. A frase «os portugueses é que decidem», proferida por Noélia em muitas das ocasiões em que lhe pediram opinião, ou mesmo a forma como o apresentador Cláudio Ramos clamou pela algarvia, gritando «Ó Noelia», encheram vídeos do Tik Tok e arrancaram muitas gargalhadas.

Se há palavra que todos os concorrentes do Big Brother ficaram a conhecer foi despautério, usada frequentemente pelo soberano da casa da Ericeira e adotada por todos os que lá vivem. Do francês «despautère», é sinónimo de grande tolice, disparate enorme ou despropósito.

Até Diogo, quando disse a Hélder «aceita que doi menos» - referindo-se ao facto de Ana Catharina rejeitar qualquer tiue po de aproximação -, ou o comentador Pedro Crispim e a sua bobage(m)» e «social básico», ficam na história do vocabulário desta edição do BB.

Os favoritos a vencer o Big Brother

Recorde-se que é este domingo, 2 de agosto, que termina esta edição do reality show. Ana Catharina, Diogo, Iury, Sandrina, Soraia e Noélia são os finalistas. De acordo com o Instagram do programa, que questionou os fãs sobre «quem achava que devia vencer», Soraia é a eleita.

A jovem recebeu 67% votos a favor e 33% votos contra. Seguem-se Diogo (53% a favor e 47% contra) e Ana Catharina (49% a favor e 51% contra).

Hélder e Daniel Monteiro estão na casa como convidados e a concorrer um contra o outro por uma viagem a dois para a Madeira.

Texto: Ana Filipe Silveira; Fotos: Reprodução Instagram

Siga a Revista VIP no Instagram