Bebé Matilde
Ministério Público investiga dinheiro doado à família

Nacional

A família da bebé Matilde terá recebido 2,5 milhões de euros em doações. A quantia está sob investigação do Ministério Público.

Qui, 30/07/2020 - 8:59

Todo o dinheiro doado à família da bebé Matilde, que terá sido mais de 2,5 milhões de euros, está sob investigação do Ministério Público, avança o Correio da Manhã. «Confirma-se a existência de inquérito que corre termos no DIAP de Lisboa. O mesmo encontra-se em investigação e sujeito a segredo de justiça», garante a PGR que não esclarece, no entanto, que crimes estão a ser investigados.

Matilde nasceu em 2019 e aos dois meses de idade foi diagnosticada com atrofia muscular espinhal (AME) do tipo 1, uma doença rara que afeta apenas 110 pessoas em Portugal, sendo que 80 delas são crianças. O tipo 1 da AME é a forma mais grave da doença.

O tratamento mais promissor para esta doença chama-se Zolgensma, o medicamento mais caro do mundo que tem um valor de quase dois milhões de euros. Face a este cenário, os pais da menina decidiram pedir ajuda aos portugueses. O casal criou uma página no Facebook, a 12 de junho de 2019, chamada «Matilde, uma bebé especial», onde apelou a donativos que se acumularam. Mas o Estado acabou por suportar os custos do tratamento de Matilde.

Continue a ler aqui

Texto: Joana Ferreira; foto: D.R.

Siga a Revista VIP no Instagram