bárbara corby
Abre o coração em relação ao parto de 4 horas: «Depois não aguentei e pedi a epidural»

Nacional

Bárbara Corby recorda a gravidez «tranquila» afetada pela ansiedade durante a quarentena, o parto inesperado em quatro horas, após perceber que estava a perder líquido, e o momento mágico em que conheceu o bebé Frederico.

Sáb, 13/06/2020 - 15:00

Bárbara Corby foi mãe do pequeno Frederico no Dia da Criança. A 1 de junho de 2020, o bebé que está a deixar a Internet rendida nasceu com quase três quilos e veio mudar para sempre o mundo da YouTuber e do marido, David Douglas.

Em entrevista à Nova Gente, a recém-mamã recorda a gravidez «tranquila» afetada pela ansiedade durante a quarentena, o parto inesperado em quatro horas, após perceber que estava a perder líquido, e o momento mágico em que conheceu o bebé Frederico.

Bárbara Corby é jornalista e uma das maiores influenciadoras digitais do País – tem perto de 300 mil seguidores no Instagram e cerca de 170 mil subscritores no YouTube.

Leia toda a entrevista após o vídeo com as melhores imagens do bebé Frederico:

A (pouca) magia da gravidez

De forma sincera, Bárbara Corby assume que estar grávida nunca foi um sonho de menina e, por isso, aproveitou o momento ao máximo, mas sem grandes excitações.

«Faço um balanço super positivo da minha gravidez. Não tive qualquer sintoma desagradável, só um pouco de azia no final do tempo e algumas dores nas costas. Mas confesso que não adorei estar grávida. Levei com naturalidade… Felizmente não tive problemas, trabalhei até ao fim!», afirma aquela que ganhou apenas 10 quilos durante os nove meses de gestação.

A dura quarentena

A ansiedade é um dos grandes problemas da maioria das grávidas, principalmente no terceiro trimestre. Bárbara Corby recorda a sua gravidez «tranquila»… até ficar em quarentena em casa sem poder sair, devido à pandemia de Covid-19.

«No final da gravidez eu andava feliz da vida! Dançava, cantava, trabalhava… Mas estar confinada em casa foi muito difícil mesmo. Passei mal, cheia de energias negativas naqueles dois meses, muita ansiedade, entrei em pânico só de pensar que o David não ia conseguir ver o filho nascer… Somos muito companheiros e queríamos estar juntos no parto, era mesmo importante para nós», conta a recém-mamã que conseguiu tranquilizar com o desconfinamento.

O parto inesperado

Bárbara foi mãe às 38 semanas e seis dias, mas Frederico não estava previsto nascer a 1 de junho. Nesse dia, a YouTuber foi a uma consulta de rotina para ver como estava o bebé. Após o CTG, o médico percebeu que Bárbara estava a perder líquido. A fissura na placenta levou-a a entrar em trabalho de parto de imediato.

«Nem tinha reparado! Não sentia nada de anormal, mas estava calma», recorda. «Fui a casa buscar as malas, tomei o pequeno-almoço numa pastelaria e voltei para a maternidade.»

Frederico nasceu no Hospital Lusíadas, em Lisboa, às 16h38 de parto normal, com mais de 2,900 quilos. A partir do momento em que começaram as contrações, demorou quatro horas a nascer. Para Bárbara, foi «um parto santo».

«Correu tudo super bem, estava muito tranquila, confio a 100 por cento na minha obstetra e isso é fundamental e meio caminho andado para que tudo corra na perfeição.»

Bárbara relata que no momento em que começou com dores não pediu logo a epidural por uma razão. «Queria perceber que dor é esta de ter um filho de parto normal… tinha muita curiosidade em perceber. E dói MUITO mesmo, depois não aguentei e pedi a epidural, claro.»

Durante o parto, David Douglas estava mais nervoso do que a mulher, segundo nos confidencia. «Ele estava tão nervoso! Muito mais que eu! Foi muito engraçado vê-lo assim. Era um grande sonho dele, já tem 42 anos. É um pai super babado, fico encantada com eles os dois na minha vida…»

O primeiro contacto com Frederico

Assim que o pequeno Frederico nasceu, Bárbara não aguentou a emoção e desatou a chorar. «Foi lindo tê-lo nos meus braços pela primeira vez… É um amor indescritível! Nem sequer me consigo lembrar de todos os momentos a partir do seu nascimento… Mas o contacto pele com pele é mágico, de facto», recorda a mamã babada, que teve uma primeira noite «perfeita».

«Foi um anjo! Nem chorava! Não conseguíamos acreditar… Mas na segunda noite já chorou mais, como é normal…», conta.

«De forma geral tem sido um bebé muito tranquilo, só berra na hora da muda da fralda, parece que o estamos a matar!», diz entre risos. «A amamentação foi normal, mas perdeu algum peso na maternidade, estava com medo de não ir para casa a tempo de celebrar o meu aniversário.»

Bárbara fez 28 anos a 3 de junho e nesse dia foi surpreendida pela mãe, irmã e alguns amigos. «Foi inesquecível… Um aniversário marcante mesmo!»

Os cuidados com o corpo

Seguindo todas as recomendações da médica, Bárbara Corby cuidou do seu corpo durante a gravidez. São muitas as alterações provocadas durante a gestação, mas «bebendo muita água e usando bons cremes» evita-se o pior.

«Não tenho uma estria! Sei que a genética ajuda muito, mas tive imenso cuidado durante os nove meses… Não devemos facilitar, temos de nos cuidar.»

Texto: Filipa Rosa; Fotos: Reprodução Instagram e gentilmente cedidas por Bruno Cardoso Photography

 

Leia a VIP sem sair de casa

Vivemos tempos de exceção, mas mesmo nestes dias em que se impõe o recolhimento e o distanciamento social, nós queremos estar consigo. Na impossibilidade de comprar a sua revista favorita nos locais habituais, pode recebê-la no conforto de sua casa, em formato digital, no seu telemóvel, tablet ou computador. . . .

Eis os passos a seguir:

 

1 – Aceda a www.lojadasrevistas.pt

2 – Escolha a sua revista

3 – Clique em COMPRAR ou ASSINAR

4 – Clique no ícone do carrinho de compras e depois em FINALIZAR COMPRA

5 – Introduza os seus dados e escolha o método de pagamento

6 – Pode pagar através de transferência bancária ou através de MB Way!

E está finalizado o processo! Continue connosco. Nós continuamos consigo.

 

 

 

 

Siga a Revista VIP no Instagram