Banho de água fria
7 motivos que o vão fazer reduzir a temperatura da água

Nacional

Descubra aqui quais os benefícios de tomar um duche de água fria

Qui, 25/07/2019 - 19:00

Existem pessoas que nem no verão abdicam dos duches com água quente ou morna. Pessoas para quem é um verdadeiro inferno quando se deparam com um momento em que uma temperatura muito mais baixa é a única opção no momento de tomar banho. Mas é a própria ciência que defende que devemos preferir tomar banhos gelados. Por mais que isso custe. Fique a conhecer 7 motivos, apoiados pela ciência, que vão fazer com que passe a tomar banho com água fria.

1 – Combate a depressão

Existem diferenças entre dias menos bons e uma depressão. E diversos dados apontam para a probabilidade de uma em cada quatro pessoas vir a sofrer de algum problema mental ao longo da vida. E os duches com água fria são uma opção para quem lida com depressões. Um estudo de 2014 refere que 2-3 minutos de exposição corporal a água com uma temperatura de 20 graus envia um grande número de estímulos elétricos para os nervos do cérebro, algo que pode ter um efeito anti-depressivo. Este processo deve acontecer ao longo de vários meses.

2 – Ajuda a lidar com o stress de forma mais eficaz

Um outro estudo, que incidiu em nadadores de águas frias, concluiu que a exposição às baixas temperaturas aumenta os níveis de glutationa no sangue e diminui os níveis de subprodutos biológicos que são nocivos para a saúde. Ou seja, será capaz de lidar com ambientes de stress de forma muito mais simples.

Clique aqui e veja quais os outros cinco benefícios

 

Fotos: D.R. 

Siga a Revista VIP no Instagram