Existem pessoas que nem no verão abdicam dos duches com água quente ou morna. Pessoas para quem é um verdadeiro inferno quando se deparam com um momento em que uma temperatura muito mais baixa é a única opção no momento de tomar banho. Mas é a própria ciência que defende que devemos preferir tomar banhos gelados. Por mais que isso custe. Fique a conhecer 7 motivos, apoiados pela ciência, que vão fazer com que passe a tomar banho com água fria.
1 – Combate a depressão
Existem diferenças entre dias menos bons e uma depressão. E diversos dados apontam para a probabilidade de uma em cada quatro pessoas vir a sofrer de algum problema mental ao longo da vida. E os duches com água fria são uma opção para quem lida com depressões. Um estudo de 2014 refere que 2-3 minutos de exposição corporal a água com uma temperatura de 20 graus envia um grande número de estímulos elétricos para os nervos do cérebro, algo que pode ter um efeito anti-depressivo. Este processo deve acontecer ao longo de vários meses.
2 – Ajuda a lidar com o stress de forma mais eficaz
Um outro estudo, que incidiu em nadadores de águas frias, concluiu que a exposição às baixas temperaturas aumenta os níveis de glutationa no sangue e diminui os níveis de subprodutos biológicos que são nocivos para a saúde. Ou seja, será capaz de lidar com ambientes de stress de forma muito mais simples.
Clique aqui e veja quais os outros cinco benefícios.
Fotos: D.R.
Siga a Revista VIP no Instagram
TOP VIP
-
1Nacional
Marco Paulo
Revelada a carta de despedida do afilhado para o padrinho: “Não vais limpar as minhas lágrimas”
-
2Nacional
Lili Caneças
A última conversa com Marco Paulo: “Vais morrer no…”
-
3Nacional
Marco Paulo
As palavras do afilhado Marquinho no adeus ao padrinho: “Nunca nos vamos perder”
-
4Nacional
Marco Paulo
A ‘última’ refeição que fez Luciana Abreu “virar Carcavelos do avesso”