Aveia
A melhor amiga das dietas: Conheça todos os benefícios deste cereal

Nacional

Fique a conhecer todos os benefícios da aveia: um dos alimentos mais "adorados" pelos fãs da alimentação saudável.

Sáb, 18/01/2020 - 08:30

Os portugueses têm cada vez mais cuidados com a saúde e é cada vez mais comum a adoção de hábitos alimentares regrados e saudáveis. Um dos alimentos mais presentes nesses mesmos planos saudáveis é a aveia. A aveia é um cereal integral, rico em fibra, vitaminas, minerais e antioxidantes. 

Além de todos estes componentes, a aveia tem muitos benefícios para a saúde a a nutricionista Catarina Sofia Correia, da Clínica Tejo Saúde, explica exatamente quais são. Confira-os!

Ajuda na digestão

A aveia é composta, por cada 100 gramas, por 17 gramas de proteína, 11 gramas de fibra e 66% do seu peso corresponde a hidratos de carbono [divididos em fibras e amidos]. O amido está em maior quantidade na sua composição e é o grande responsável pela melhoria da digestão e da saúde intestinal. A digestão da aveia é feita de forma mais lenta, o que prolonga a sensação de saciedade e, consequentemente, reduz o apetite

Reduz o colesterol

Os betaglucanos presentes na aveia reduzem o níveis de colesterol LDL [mais conhecido por "colesterol mau"] e aumentam a produção de ácidos biliares. Os mesmos reduzem ainda os níveis de açúcar no sangue e permitem uma maior libertação de insulina após as refeições [principalmente aquelas que são ricas em hidratos de carbono].

Rica em proteínas boas

A aveia é constituída e rica em proteínas de alta qualidade, principalmente pela avenalina, uma substância que, segundo a especialista, não se encontra em mais nenhum cereal e é semelhante à proteína presente nas leguminosas. A aveia não contém glúten, sendo assim o seu consumo seguro para a maior parte das pessoas, mas é preciso ter atenção à sua composição porque os flocos de aveia podem conter outros grãos, como o trigo. É importante garantir que a aveia é «sem glúten» e/ou «pura», como é expresso, por norma, nos rótulos. 

Reduz a ingestão calórica e previne a obesidade

Estudos sobre este cereal revelam que a fibra presente na constituição dos flocos de aveia libertam a PYY, «uma hormona produzida no intestino que reduz a ingestão calórica e diminui o risco do desenvolvimento de obesidade»

Previne asma

Segundo os especialistas, a aveia pode ajudar a prevenir o aparecimento de asma crónica a longo prazo nas crianças e, por isso, é um cereal que pode ser introduzido na alimentação dos bebés, misturando em papas e iogurtes, caso não existam alergias nem contraindicações.

Dicas para comer aveia

A nutricionista Catarina Sofia Correia aconselha-o a adicionar aveia aos seus iogurtes, leites e bebidas vegetais. Caso queira, também pode fazer panquecas, bolos caseiros ou papas de aveia. Se não gostar do sabor da aveia, adicione canela, fruta, frutos secos ou sementes. 

A aveia é ideal para ingerir ao pequeno-almoço, ao lanche ou como complemento de um treino no ginásio.

Texto: Mafalda Mourão; Foto: D.R.

Siga a Revista VIP no Instagram