Vivemos numa aldeia cada vez mais global. A Internet veio aproximar o mundo e, se para muitas situações é uma mais-valia, não podemos dissociar o facto de existirem muitos perigos que vêm por arrasto com as novas tecnologias.
As crianças e adolescentes são «presas fáceis» para o «caçador». São ingénuas, sem maldade e através de um simples «clique» podem cair nas mãos de criminosos. Por detrás de um computador ou de um telemóvel está, muitas vezes, o grande perigo. E é aqui temos de nos focar!
Que perigos pode a Internet trazer à nossa casa e à nossa família? São esses aspetos que vamos abordar.
Assaltos
O seu filho costuma partilhar imagens do interior da casa nas redes sociais? Costuma dar a conhecer as divisões, onde mostra a decoração que tem? Cuidado! As pessoas maldosas, sem saírem de casa, ficam a conhecer o espaço da sua família e ficam a saber se tem objetos que lhes interesse roubar. Mas o perigo de mostrar a casa não é único. Ao partilhar a localização nas redes sociais, também acaba por ser um «bingo» para quem está interessado em saber onde fica a sua casa. Assim como o facto de mostrar que está de férias. Implica que a casa esteja vazia e seja um alvo fácil para assaltar. Cuidado!
Pedofilia/Pornografia/sequestros
O ponto em cima também se inclui aqui. A ingenuidade dos nossos filhos fazem com que deem informações pessoais, com que partilhem imagens suas, com que liguem a webcam e estejam à conversa através da câmara e muitas vezes fazendo coisas pedidas pelo «predador». Essas imagens podem ser usadas em sites de prostituição infantil e podem servir de «isco» para que o seu filho seja um alvo «apetecível» para os «amigos virtuais».
Cyberbullying
O cyberbullying trata-se de bullying virtual. As crianças são vítimas de violência psicológica, onde são difamadas, humilhadas, perseguidas… Há muitos agressores que praticam este crime (sim, é crime!) de forma anónima. Mas atenção! O seu filho pode ser a vítima, mas também pode ser o agressor. Há que estar alerta para ambas as situações.
Nudez
É cada vez mais habitual os jovens enviarem fotografias de partes do seu corpo aos namorados ou amigos. É preciso alertá-los para este perigo. Se as imagens forem parar à Internet, nunca mais de lá sairão ao contrário do que se pensa. Mesmo que apague a imagem, ela poderá já ter sido partilhada vezes sem fim.
Leve esta máxima para chamar a atenção dos seus filhos: Uma vez na Internet… para sempre na Internet!
Texto: Andreia Costinha de Miranda
Siga a Revista VIP no Instagram
TOP VIP
-
1Nacional
Marco Paulo
Revelada a carta de despedida do afilhado para o padrinho: “Não vais limpar as minhas lágrimas”
-
2Nacional
Lili Caneças
A última conversa com Marco Paulo: “Vais morrer no…”
-
3Nacional
Marco Paulo
As palavras do afilhado Marquinho no adeus ao padrinho: “Nunca nos vamos perder”
-
4Nacional
Marco Paulo
A música conhecida por todos que o artista nunca gostou: “Gravei contra a vontade”