Andreia Vale
Marcada para a vida após acidente em criança: “Estava a arder”

Nacional

Andreia Vale abriu o livro da sua vida a Maria Cerqueira Gomes e contou o acidente que sofreu em crianças e que a marcou para a vida

Sáb, 30/10/2021 - 14:57

Andreia Vale abriu o livro da sua vida a Maria Cerqueira Gomes no programa “Conta-me” deste sábado, dia 30 de outubro. A jornalista, que foi contratada pela TVI em junho deste ano, contou à apresentadora o acidente que sofreu em crianças e que a marcou para a vida. 

A jornalista tinha dez anos quando tudo aconteceu, mas “até hoje continuo a comer chouriço assado”, brincou, antes de começar a contar. “Nós gostávamos muito de usar aqueles assadores de barro para assar chouriço e, na altura, havia umas garrafas de álcool grandes que eram com gargalo. Fazíamos aquilo à mesa, punhamos o chouriço, o álcool, pegava-se, aquilo assava e era ótimo.”

A tradição familiar sempre correu bem, até ao dia que Andreia jamais esqueceu. “Houve um dia em que estávamos a assar e parecia que não tinha chama. A minha mãe deitou mais álcool e aquilo ainda tinha um bocadinho de labareda, então pegou fogo. Ela largou a garrafa por instinto e, ao lado dela, estava eu.”

A jornalista começou a arder e ficou com queimaduras no braço cujas cicatrizes ainda hoje se notam: “O braço tem marcas, mas quase já nem se nota”.

“Foi a única vez que andei de ambulância”

Institivamente, Andreia Vale correu para a cozinha para tentar apagar o fogo. “Eu desato a correr e estou a arder. Tinha o cabelo a arder. (..) O meu irmão Tiago tinha meses e ele bebia biberão na altura. Lembro-me de estar na cozinha, a tentar abrir as torneiras e só via cor de laranja à minha volta. No fundo, estava a arder. Desatei aos gritos e quando se apercebem a minha família vem toda para a cozinha. (…) O meu pai pegou na panela que tinha água para arrefecer os biberões do meu irmão e a minha avó apagou-me o fogo do cabelo com as mãos.”

Hoje Andreia Vale já consegue rir do acidente, mas, na altura, a mãe ficou com um “grande sentimento de culpa”. “Foi a única vez que andei de ambulância”, contou. Ficou com queimaduras de terceiro grau: “Não é uma coisa fácil”.

Andreia Vale quer casar (novamente) em 2024

Em 2019, Andreia Vale deu o nó com Duarte Gonçalves num arraial na Madeira, de onde é natural o marido da jornalista. Amigos e família voaram até à ilha para uma festa inesquecível, mas, para Andreia, não foi o dia perfeito. “Estava a chover”, desabafou.

“Há coisas que não fiz e quero fazer. Vou casar outra vez em 2024”, anunciou perante Maria Cerqueira Gomes. “As noivas vão perceber-me.” Mesmo depois de ter tido o vestido com que sempre sonhou, desenhado e costurado pela sogra, a jornalista quer repetir o dia quando celebrar cinco anos de casamento. 

Andreia Vale é mãe de Afonso, de 18 anos, fruto da antiga relação com Carlos Rodrigues, e de Pedro, de 12, fruto do casamento terminado com Nuno Santos

Texto: Mariana de Almeida; Fotos: Impala e reprodução Instagram

Siga a Revista VIP no Instagram